Re: Debian no Mercado

-----------Frederico Argolo wrote:

> Conheco o GNU/Linux há um pouco mais de 1 ano e
> utilizo o Debian na minha casa por volta de 2 meses.
>
> Sou universitario, e fui chamado para estagiar numa
> empresa e iria trabalhar com GNU/Linux. Achei ótimo,
> pois seria uma excelente oportunidade de poder
> aperfeiçoar os meus conhecimentos.
>
> Ao chegar lá conversei com os meus futuros colegas de
> trabalho sobre o que deveria ser feito, e notei que
> todos os computadores estavam com Red Hat e os que nao
> estavam deveriam ser migrados para a Red Hat.
>
> Fiquei intrigado com isso, e para matar a minha
> [...]
É complicado isto, se você for no counter.li.org verá que o debian é a
terceira distro mais usada. Não que seja a melhor fonte de informação,
mas é uma disponível.
Acredito que o pessoal use RedHat pelas facilidades que ele apresenta e
não porque é mais atualizado, até porque todo administrador de redes
sabe ou deveria saber que, só se atualiza um software na hora que não
existe mais possibilidades de usa-lo. Com isto acho que o debian é muito
bom.
Agora o que realmente acontece é uma jogada de marketing da parte da Red
Hat, sempre tendo todos os pacotes mais novos, etc... Mas isto acontece
com outra empresa de software que todo mundo conhece e mete o pau não ?
Com isto de todos os pacotes serem os mais novos, existem muitos
problemas de dependências.
Agora, no debian você pode usar a versão testing que é quase uma versão
atual, fora alguns pacotes, que realmente não foram testados
devidamente. E quanto as atualizações dos dois, isto nem se questiona,
debian ganha disparado, veja só
apt-get update && apt-get upgrade
pronto sistema atualizado. Enquanto que no RedHat, pelos meus conhecimentos
(quem souber que me corrija) não existe algo assim, somente comprando um
novo CD e atualizando através deste.
Mais o mais importante é a questão de gosto, o usuário vai usar a
distribuição que mais lhe agradar.
Como todos são gnu não importa muito, é uma briga como a de futebol ou
religião, o que importa mesmo é que o pessoal esta usando Linux !!!

--
Please do not CC me! Get a proper mailer instead: www.mutt.org

 .''`.
: :'  :
`. `'`
  `-  Debian - when you have better things to do than fixing a system

Eduardo Rocha Costa
listas.linux@terra.com.br