questoes sobre debian

O meu computador eh tudo onboard execeto placa de rede(rtl 8029).
Atlhon Xp 1100, video-sis 630/730, ide sis 5513, som sis 7018.
Pretendo usa-lo como servidor dns, samba, squid, e email
Sou novato, por enquanto pergunto , futuramente espero poder ajudar outras
pessoas.
Instalei o debian 3.0r1 woody bf24 (kernel 2.4.18) - deu os erros citados na
lista no assunto "Instabilidade no X" e aparecia na tela a mensagem
"Spurious 8259A interrupt: IRQ7". Dai, instalei a versao padrao do kernel
2.2.20-idepci e os problemas parecem que sumiram. Foi ficar com esta por ser
mais estavel.
Questoes:
1) Porque sendo uma versao ja testada no sources.list existe linhas do cdrom
que contem "... unstable contrib main non-US/contrib non _US/main";
2) Eu uso um servidor proxy externo como configura-lo para o apt usar. Li e
acho que eh atraves de variaveis de ambiente. Qual arquivo elas se encontram
e quais os seus significados.
3) Qual o programa de monitoramento da internet que recomendam. Ja ouvi
falar do sarg.

Valeu

Wilson