Re: backup imagem

-----------Guilherme Tozo de Carvalho wrote:

> Olá Eduardo,
>
> Esse comando é capaz de gerar uma imagem física do HD, quer dizer, se
> eu fizer o backup de um servidor em um HD formatado, este novo HD terá
> todas características daquele primeiro, podendo inclusive substituí-lo?
>
> Fiquei curioso pois um professor meu disse que o dd era a melhor opçao
> para fazer esse tipo de backup que o cara queria, mas eu nunca
> utilizei nenhum dos dois pra saber tb....
>
> Abraços,
>
> Guilherme

Realmente seu professor esta certo, mas o rsync é mais rapido.
Principalmente se vc tem um backup já feito, já que ele simplesmente
copia as diferenças, enquanto que o dd vc teria que copiar o hd inteiro
de novo.
Agora, o backup não é fisico, isto quer dizer que, a unica coisa que vc
deveria fazer, além de particionar e copiar cada uma das partições,
menos a de swap, vc deverá instalar o lilo na primeira partição, o que
poderá ser feito com um disco de boot, monte a partição onde esta o /etc
e depois lilo -C path/etc/lilo.conf
Outra dica que seria esta a melhor, é monte um computador antigo,
qualquer 486 e simplesmente de rsync para ele, já que este tem tudo
backupado, e atualizado (talvez até via cron), e o lilo instalado, vc
somente terá que trocar as hds...