Re: Por que o Debian?

Eis a opinião de um simples usuário de Linux (desde 1999). Vou exaltar um
aspecto do Debian que poucos costumam abordar: a estabilidade institucional.

Usei Conectiva, Suse e Mandrake antes do Debian. Como usuário Desktop, acho que
o Mandrake é o melhor Linux. Incorpora sempre as últimas novidades, tem ótimas
ferramentas gráficas de configuração e, pelo menos para mim, sempre foi bastante
estável. Talvez não tenha a estabilidade desejada para um servidor, mas para
estação de trabalho, nunca tive problema.

Só tem um problema: a MandrakeSoft está morrendo. E na minha leiga opinião, o
mesmo acontecerá com outras distros. Ou morrerão, ou adotarão o jeito Microsoft
de fazer negócio, como a RedHat já está fazendo.

Não há espaço, em nosso atual mercado globalizado, para muitas grandes distros
baseadas em FreeSoftware. Como sua atividade apresenta pequenas margens de
lucros, necessitam de um grande mercado para sobreviverem. Se tiverem que
competir com outras distros, morrem.

E o Debian? Ora, o Debian é um fenômeno social, não econômico. Vem sobrevivendo,
ainda que aos trancos e barrancos, devagar e sempre, desde 1993, e assim deverá
continuar. Ao que tudo indica, nunca abandonará sua filosofia FreeSoftware, pois
é a sua essência. Portanto, você pode instalar e sossegar, pois de vez em quando
(ou de vez em nunca, eheheh), sairá uma nova stable.

Taí uma boa razão, além das técnicas, para usar o Debian.

PS: "Aos trancos e barrancos", porque o desenvolvimento da Debian é assaz lento.
Vou ter que contratar um ADSL para ter um KDE 3 ou um Gnome 2 que já se
encontram estáveis em todas as outras distros há meses, menos na Debian. E mesmo
assim, vou ter aborrecimentos, porque, pelo que já vi nos depoimentos de outros
desta lista, o UNSTABLE do Debian é realmente UNSTABLE!