Por que o Debian?

Eu sei que esta pergunta parece estranha.

Por que usar o Debian? Por que não outra?

Eu não sou um linuxer, mas já instalei ou tentei várias distros: Red Hat,
Conectiva, SuSe, Mandrake, Lycoris e finalmente a Debian.

Já acostumei a não dar certo de primeira e reinstalar umas 10 vezes cada uma
até me habituar com as opções da dita cuja.

Sei que o Debian (principalmente aqui) tem uma legião de fãs. Achei a
instalação dele meio estranha, o gerenciamento de pacotes também, o tasksel
nem se fala.

O fato é: preciso me definir por uma distribuição e atualizar alguns dos
servidores aqui e migrar alguns outros depois de testar a solução em
laboratório.

Obrigado,

Valter G. Nogueira Jr.
INTERSIC SISTEMAS