RES: Por que o Debian?

Òtima pergunta para ser feita na lista do Debian

Motivos:

Primeiramente quando houver uma versão nova do debian voce apenas roda:
apt-get update

Depois quando quiser instalar um programa qualquer rode:
apt-get install programa

Ele já procura pelas dependências necessárias e avisa que vai instalar tudo o que falta.

Enfim imagine como isto facilita a vida de um administrador

O Debian não é uma distribuição comercial por isso novas versões são lançadas apenas primando a melhor qualidade e não uma jogada marketing como faria qualquer versão comercial que tem investidores por trás.