Re: Por que o Debian?

"Valter G. Nogueira Jr." <valter@intersic.com.br> writes:

> Por que usar o Debian? Por que não outra?

Valter, sua pergunta eh otima e vou tentar explicar abaixo os motivos
que *eu* acho mais importantes.

> Eu não sou um linuxer, mas já instalei ou tentei várias distros: Red Hat,
> Conectiva, SuSe, Mandrake, Lycoris e finalmente a Debian.
>
> Já acostumei a não dar certo de primeira e reinstalar umas 10 vezes cada uma
> até me habituar com as opções da dita cuja.

Realmente, ate adaptar-se eh meio complicado mesmo.

> Sei que o Debian (principalmente aqui) tem uma legião de fãs. Achei a
> instalação dele meio estranha, o gerenciamento de pacotes também, o tasksel
> nem se fala.

Bom, a instalacao do Debian realmente nao eh das melhores no quesito
facilidade porem ganha em flexibilidade.

> O fato é: preciso me definir por uma distribuição e atualizar alguns dos
> servidores aqui e migrar alguns outros depois de testar a solução em
> laboratório.

Perfeito. Acho que precisamos destacar uma paralavra no seu texto:
_servidores_.

O Debian eh uma distribuicao voltada para estabilidade e facilidade de
manutencao. Usando Debian voce tem a seguranca de saber que o que
estah liberado como *stable* realmente eh.

Eu considero um dos grandes trunfos do Debian eh seu modo de
desenvolvimento onde qualquer pessoa (se tiver conhecimento e vontade)
pode se tornar um desenvolvedor e ajudar o projeto.

As versoes que sao liberadas sao versoes realmente prontas e para o
projeto nao interessa se para realmente terminar o que foi previsto
vai levar 1 mes, 6 meses ou 2 anos... o que importa eh ficar realmente
bom. Voce pode notar isso claramente por exemplo no intervalo entre o
Debian 2.2 e o 3.0 (18 meses se nao me engano).

Tecnicamente, o sistema permite uma facil administracao principalmente
permitindo que voce troque *todo* sistema com ele em execucao. Tem
relatos de usuarios que fizeram upgrade do 2.2 para o 3.0 sem reboots
e isso eh normal. Outro ponto eh seguranca onde o Debian destaca-se
novamente com uma das distribuicoes mais rapidas para corrigir
problemas e de forma segura.

Um ponto que a partir da 3.0 serah notado eh que durante a atualizacao
da distribuicao, perguntas jah respondidas nao precisarao ser
repetidas (por exemplo, configuracao do Postfix) na maioria dos
casos. Isso novamente facilita e diminui o tempo de atualizacao e
manutencao de um sistema em producao.

Se voce eh como eu e nao usa/mantem servidores somente em i386 (eu
mantenho uns SPARC) facilita muito voce ter 1 distribuicao unica para
todos os sistemas :-)

Se voce vislumbrar o mundo dos Desktops, o Debian novamente pode lhe
ser util. Voce pode usar a distribuicao 'testing' que possiu um grande
nivel de estabilidade juntamente com atualizacoes frequentes dos novos
softwares que entram no sistema. Logo nesta estarah disponivel o GNOME
2.2 e KDE 3.1 :-) e sempre com a mesma facilidade de manutencao :-)

Qualquer coisa, soh perguntar :-), espero que tenha sido claro.

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R
 E-mail: otavio@debian.org      UIN: 5906116