file manager, acentos e USB

All:

Estou usando o Debian ha poucas semanas e ainda nao estou 100%. Tenho algumas duvidas:

1) Alguem poderia me sugerir um bom gerenciador de arquivos? O meu Window Manager eh o Fluxbox e nao sei se posso usar um gerenciador de arquivos feito para o gnome (como o gmc - midnight commander) com este WM.

2) Nao estou conseguindo acentuar. Sei que esta questao ja foi tratada aqui algumas vezes, mas eu perdi a discussao.

3) Alguem ai conhece aquelas memorias que se adaptam a porta USB? Tem de varios tipos (32, 64, 128 Mb) e varias marcas (thumb drive, flash drive, etc). Eu nao sei se eh possivel utilizar esses dispositivos com o linux. Alguem sabe? Algumas marcas vem indicado "for windows" e exigem instalacao de software especifico. Mas outras nao tem nada escrito. Eh simples acessar uma porta USB com o Linux?

[ ]'s
Galileu