Re: file manager, acentos e USB

Em Qua, 2003-03-05 às 20:38, Galileu Paulo escreveu:
> All:
>
> Estou usando o Debian ha poucas semanas e ainda nao estou 100%. Tenho
> algumas duvidas:
>
> 1) Alguem poderia me sugerir um bom gerenciador de arquivos? O meu
> Window Manager eh o Fluxbox e nao sei se posso usar um gerenciador de
> arquivos feito para o gnome (como o gmc - midnight commander) com este
> WM.

Existem algumas opcoes: Voce pode usar o rox, endeavour2, xwc... O rox
voce encontra no apt-get.org a linha para instalar com o apt, ja os
outros voce pega no freshmeat.net e compila. Se quiser o deb do
endeavour eu posso ver como posso te passar.

> 2) Nao estou conseguindo acentuar. Sei que esta questao ja foi tratada
> aqui algumas vezes, mas eu perdi a discussao.

dpkg-reconfigure locales e escolha pt_br. Se nao quiser seu sistema em
portugues, dpkg-reconfigure console-data e escolha seu teclado na lista.
Alternativamente, dpkg-reconfigure xserver-xfree86 e configure o teclado
tambem (cuidado com o teclado americando, sem o ç, ele se chama
us_intl).

> 3) Alguem ai conhece aquelas memorias que se adaptam a porta USB? Tem
> de varios tipos (32, 64, 128 Mb) e varias marcas (thumb drive, flash
> drive, etc). Eu nao sei se eh possivel utilizar esses dispositivos com
> o linux. Alguem sabe? Algumas marcas vem indicado "for windows" e
> exigem instalacao de software especifico. Mas outras nao tem nada
> escrito. Eh simples acessar uma porta USB com o Linux?

Eu tenho um modelo de memoria flash da IBM de 1GB, estilo "pen drive"
(mas nao parece uma caneta, esta mais para chave de carro!). Para fazer
funcionar foi so levantar o modulo usbstorage, com o usb ja funcionando,
e o bicho e reconhecido como um HD SCSI. Bem facinho. Quanto as marcas e
modelos, e bom verificar se ele nao tem uma especificidade exclusiva de
outros sistemas operacionais. Se ele disser que funciona em qualquer
usb, ta pronto. Mas prefira comprar em lojas estabelecidas, como nota e
garantia, pois estes dispositivos sao muito frageis.

> [ ]'s
> Galileu

[]'s
--