algumas dúvidas

Hey pessoal...

1) Como posso fazer para todos os usuários poderem executar alguns comandos
como, por exemplo, shutdown, modprobe, etc? Assim, quando digito modp <tab>
ele auto completa. Agora, se tento a mesma coisa como outro usuario que não
root, ele não completa, e se tento escrever o comando todo, ele diz command
not found.

2) Qual o modo mais fácil e correto para atualizar do jdk1.3.1 para
jdk1.4.1. o jdk1.3.1 foi instalado via tar.gz

3) Como atualizo o meu certifcado ssl? TEnho o apache-ssl rodando na minha
máquina, só que semana passada, acusou que o certificado expirou, como crio
um novo certificado e faço para o apache entender esse novo?

4) Alguem sabe me dizer porque um simples programa "Olá mundo" em java, que
funciona perfeitamente no windows, acusa o seguinte erro no linux -
(java.lang.NoDefFoundError)

Obrigado a todos.
---