Re: algumas dúvidas

1) Como posso fazer para todos os usuários poderem executar alguns comandos
como, por exemplo, shutdown, modprobe, etc? Assim, quando digito modp <tab>
ele auto completa. Agora, se tento a mesma coisa como outro usuario que não
root, ele não completa, e se tento escrever o comando todo, ele diz command
not found.

Prefiro deixar alguém mais competente responder.

2) Qual o modo mais fácil e correto para atualizar do jdk1.3.1 para
jdk1.4.1. o jdk1.3.1 foi instalado via tar.gz

Na época em que instalava assim, eu já previ a possibilidade de atualização. Instalava ele em /usr/local/j2sdk1.3(tra-lá-lá-automático), e depois criava um link para esta pasta em /usr/local/jdk. Mas para isso, todas as variáveis (JAVA_HOME, JDK_HOME, PATH, etc), têm que apontar para /usr/local/jdk. Se tiver como alterar tudo isso, é só apontar todas as variáveis para o diretório novo. Caso queira desistir do trabalhão, na minha opnião é melhor usar o java sdk do apt, o mesmo funciona muito bem.

3) Como atualizo o meu certifcado ssl? TEnho o apache-ssl rodando na minha
máquina, só que semana passada, acusou que o certificado expirou, como crio
um novo certificado e faço para o apache entender esse novo?

Melhor alguém mais experiente responder...

4) Alguem sabe me dizer porque um simples programa "Olá mundo" em java, que
funciona perfeitamente no windows, acusa o seguinte erro no linux -
(java.lang.NoDefFoundError)

Para saber realmente o que está acontecendo é melhor indicar como você fez para chamar o programa. Geralmente acontece isso se você tenta executar um com o commando:
java teste.class
Isso faz com que ele procure a classe class dentro do pacote teste, quando o que você quer é que ele execute a classe teste. O correto seria:
java teste
Agora se a class pertence a um pacote, crie uma pasta com o nome do pacote, coloque o arquivo .class dentro da pasta do pacote, e dentro da pasta que contem a pasta do pacote (espero que tenha entendido), digite:
java pacote.teste

Abraços,

Daniel