Re: dívida cruel... mailscanner ou postfix ?

Olá,

On Wed, Feb 26, 2003 at 10:30:16PM +0100, Elder Ribeiro Lira wrote:
>    Estou com a necessidade de instalar um antivirus e um anti-spam no
> meu mailserver, atualmente uso o postfix que vem funcionando
> perfeitamente, desejava colocá-lo em conjunto com o mailscanner que
> possui justamente as funções que desejo, até descobrir que ele não é
> compatível com o postfix :( e agora? vale apena trocar o postfix pelo
> exim? lembrando que esse mailserver comporta um alto tráfego de
> mensagens... Ou é melhor tentar o amavis-postifix?

Eu não recomendaria o uso do amavis-perl, uma vez que tive experiências
ruins com o mesmo em relação a performance do servidor de mensagens
usando o mesmo (usando Postfix).

Usei o amavisd-new com o Postfix-2.0.4 em um cliente em um servidor com
um tráfego médio de 80.000 mensagens/dia. O amavisd-new é bem mais
rápido que o amavis-perl, pois usa um esquema de pré-fork de processos
que acelera a comunicação com o MTA.

Foi necessário também fazer diversas modificações na configuração padrão
do Postfix, utilizar LMTP na comunicação do Postfix com o amavisd-new e
um tuning geral no servidor, mas funcionou bem.

>    Pegando uma carona no tópico, acham melhor o UVSCAN ou CLAMAV ?
>    Vai ser uma ótima ajuda se o pessoal que já tiver alguma experiência
> com esses tipos de softwares puder me dar umas dicas !

O clamav funciona bem, mas tem o problema de ter atualizações das
definições de vírus (os DATs) mais demoradas. O uvscan é mais rápido com
as atualizações, mas comercial, é pago e com código fechado.

||  André Luís Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||