Re: Erro no DPKG

Em Wed, 12 Feb 2003 11:38:22 -0300
fredm@chesf.gov.br escreveu:

> Ôxe! e o debian dá suporte a ext3? Como que eu faço? Perdi isso quando
> instalei o debian a dois dias atrás. Vou ter que aprender a reinstalar
> o kernel?
>
>             Paro por aqui, Fred

  Sim. Para ter suporte a ext3 só precisa que o kernel tenha suporte a
isso. Os kernels da série 2.4 têm esse suporte, e parece que para os da
série 2.2 é necessário um patch. E também é necessário executar

tune2fs -j /dev/hdxx, identificando a partição corretamente, e corrigir
o /etc/fstab para montar a partição como ext3.

  Você pode instalar um pacote kernel-image-versão que tenha suporte a
ext3 compilado (não sei qual tem, alguém sabe?).

  Mas acho que se você nunca compilou um kernel, por que não tentar? Seu
kernel ficará personalizado, iniciará mais rápido, e você aprende mais
uma. Basta ler a documentação, conhecer o q tem em sua máquina pra
selecionar o suporte no kernel e instalar uns pacotes a mais pra
compilar. E se não funcionar, basta voltar ao kernel antigo.
Até mais.

--
Paulo R. Ormenese
GNU/Linux User #200782