Re: Qual o foco da Debian?

Oops, acho que cometi um erro, estou enviando de novo,

       O projeto Debian  possui desenvolvimento + transparente e é muito
importante a sua existência para dificultar que as distribuições comerciais
encalacrem o usuário no velho paradigma de
comercializar programas de computador como se comercializa drogas.
Primeiro a empresa cria uma facilidade ou modificam um padrão existente
para facilitar a vida do usuário e cobra pela facilidade e depois ( ou antes)
fecha e patenteia. Embora as facilidades criadas pelas distribuições
comerciais sejam em sua maioria distribuidas com licença GPL
não está escrito em nenhum livro Divino que assim será para todo o sempre.
As distribuições comerciais recebem capital de investidores
que encaram que garantir a liberdade deles é ter o retorno para o capital
investido e eles podem prejudicar a liberdade computacional
do usuário nos momentos de crise financeira e ter uma recaída
para o paradigma de comércio de drogas, onde pegar dinheiro
de leigos viciados em facilidades é mais fácil e seguro.

        Enfim, na minha opinião o foco da Debian é a liberdade
no uso de recursos computacionais, que seria
assegurada com a distribuição de um sistema operacional universal
com licença livre (libre a la Debian).
Se ela não é fácil de instalar para o novato é coisa conjuntural,
por falta de desenvolvedores interessados e inexistência de
um paradigma maduro de  instalação, mas não uma política oficial.
Nunca li nas páginas Debian  a não facilidade como meta (óbvio);
parece que eles consideram que a consistência é mais importante do que a
facilidade  de curto prazo. Foram incorporadas facilidades
de instalação a cada nova versão e o novo líder foi eleito
 defendendo tal proposta.  A Debian possui a mais fácil
manutenção até agora, na minha opinião, e a
facilidade de instalação poderá chegar lá.

         Considero que as empresas
que desenvolvem e trabalham com GNU/Linux das distribuições
comerciais sempre mantenham um pé na Debian pois
isto é importante para que seus negócios algum dia não seja
bulinado por práticas monopolistas.  Se você  um dia não
quer ver seus negócios ou empresa engolida pelos tubarões, percebe que
estratégicamente a distribuição Debian serve como repelente, que deve sempre
ser apoiada quer você ou sua empresa  a utilize ou não,  mesmo que você nunca
a utilize e mesmo que você não a aprecie.  O foco da Debian é a liberdade,
tá lá nas páginas deles.

.

Odair G Martins