Re: Qual o foco da Debian?

Em primeiro lugar falo por mim e não pelo projeto Debian (só o líder
do projeto pode falar pelo debian oficialmente)...

O objetivo do debian é ser "O sistema operacional universal"
isso está no site.

De maneira resumida...

O que significa ser universal? Significa ser exatamente o mesmo
sistema operacional em todas as arquiteturas suportadas. Ao
contrário de outras distribuições, o debian trata todas as
arquiteturas com igual importância... desde o motorola 68000
até o IBM S/390 . Temos umas 10 ou 11 arquiteturas sendo
suportadas, as distribuições comerciais em geral não passam
de 3 arquiteturas.

O Debian não vai incluir em uma parte fundamental do seu sistema,
como por exemplo o instalador com suporte gráfico ou detecção
de hardware se isso não for implementado e funcionar igualmente
para todas as arquiteturas. O knoppix é um bom exemplo de como
o Debian se pareceria caso o projeto fosse focado apenas no
i386. Alguém precisa dar suporte a todas as arquiteturas que
o kernel Linux suporta, o único que se aproxima disso é o
debian.

Ser universal também significa poder ser usado por todos,
e redistribuído por todos, o Debian tem como objetivo
primordial ser composto por 100%  de software livre.
A maioria das outras distribuições ditas "mais fáceis"
não se importam com isso. Até por que 90% da facilidade
provém de se aproveitar recursos específicos de uma
arquitetura.

Alguém tem que se importar com esses "detalhes", alguém
tem que olhar por aqueles que possuem um macintosh
Quadra ou um Amiga 1200, alguém tem que se importar
em ser consistente e respeitar os preceitos de software
livre, esse alguém é o Debian.

O debian não é um sistema operacional POWER-USER Friendly. ;)
Você é um power user ou quer se tornar um? Use debian ;)