From: "Luis Alberto Garcia Cipriano" <lagc@cipsga.org.br>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Monday, February 10, 2003 1:33 PM
Subject: Re: Qual o foco da Debian?

> Está nos registros oficiais que em Mon, 10 Feb 2003 12:20:40 -0300
> "Luiz Fernando Andrade" <luiz@netra.com.br> manifestou-se nestas palavras:

> ??? Endoidou :-P
>
> Tá lá no contrato social do Debian:
>
> "*Nossas prioridades são nossos usuários e Software Livre*
>
> Nós seremos guiados pelas necessidades de nossos usuários e pela
comunidade de software livre, colocando seus interesses em primeiro lugar em
nossas prioridades. Apoiaremos as necessidades de nossos usuários para
operação em muitos tipos diferentes de ambiente computacional. Não iremos
fazer objeção a software proprietário que deva rodar em sistemas Debian, e
permitiremos a outros criarem distribuições com valor agregado contendo
tanto o Debian como Software Comercial, não sendo nenhuma taxa por nós
cobrada. Para apoiar estes objetivos forneceremos um sistema operacional de
alta qualidade, 100% software livre, sem restrições legais que possam
impedir estes tipos de uso."

> http://www.debian.org/social_contract.pt.html
>
> O abacaxi agora é definir usuário...
>
> Usuário adestrados ao Windows são nossos usuários ? Aqueles que já tem o
hábito de reinstalar o "sistema" da máquina quando a taxa de telas azuis
passa de uma vez por hora definitivamente sofrem de abstinência de
reinstalação... já que o Debian é notavelmente a distribuição "instale uma
vez".

> Equipamentos eletroeletrônicos são amigáveis ? Não. Tem gente que se
bagunça até com telefones, video-cassetes...

> Ligar um computador (o hardware) é trivial pra você ? Muito gente não
suporta aquele monte de fios pendurados ao gabinete, acha que o gabinete é
um transformador e o computador está no monitor... e o teclado é um controle
remoto...

> O Hardware *não* é amigável, "pior", não existem só PCs...
>
> Então, não queira ver-se como usuário protótipo e exemplar para que o
Debian tente saciar suas necessidades...

> E mais, no mundo do Software Livre, quem disse que essa bendita divisão
usuário/desenvolvedor prossegue ? Todo desenvolvedor é usuário, e todo o
usuário tem o dever moral de colaborar...

> É grátis ? Então não pode ser bom ? Cadê o suporte ? Quem eu processo se
der algo errado ? Quem eu posso chamar de *&#?/%&$ pelo Debian não ter o
programa xyz atualizao ??? Esqueça essas perguntas... Elas não se aplicam no
contexto do projeto de da verdadeira comunidade do Software Livre.

> Nosso colega de lista responde suas críticas com argumentos pertinentes, e
tudo o que você tem a dizer de volta é insultá-lo de arrogante ?

> Você sabe o que é o Knoppix, sabe quais suas diferenças em relação ao
Debian "normal" ? Sabe se ele roda em todas as arquiteturas suportadas pelo
Debian ? Já experimentou ? Leu se o objetivo dela é ser uma distribuição
"standalone" para uso cotidiano pelo bendito "usuário final" ?

> Experimentei o knoppix ontem. Fantástica, reconheceu tudo (USB, partições
de outros sistemas, Câmera digital, Webcam, placa de som, de rede, mouse,
vídeo e monitor) no desktop do meu pai e nos notebooks dos meus dois irmãos
que estavam de passagem aqui em casa.

> Num dos notebooks rodei o knx-hdinstall para instalar o knoppix no hd, o
sistema final instalado tem alguns problemas, nem deu tempo de consertar
antes do notebook voltar pra São Paulo, claro, é uma distribuição de
demonstração, tem várias gambiarras pra rodar direto do CD. Mas nada que um
usuário com conhecimento mediano e acesso a listas e canais tão prestativos
quanto os que estamos usando não possa resolver.

> Li por aí que o que pode resolver e tornar o knoppix um sistema
"standalone" é você ter o só o /home montado na máquina 8-D Quero ver, acho
que será ótimo mesmo.

> Por enquanto o Debian cumpre da melhor forma seus objetivos, mas o planeta
é muito grande, cada canto tem suas necessidades, cada um conhece seus
problemas, mas tem que respeitar e reconhecer os de todos os outros.

> Quanto a "user-friendly" o KDE e o GNOME estão unificando suas
"Recomendações para Usabilidade Humana", o que pode trazer consistência e
interfaces mais "amigáveis" e intuitivas... Teste, envie bugs, sugestões...
O knoppix, o debian-installer, o pgi, podem trazer uma instalação mais
simplificada e sempre poderosa ao Debian... Front-ends ao apt existem...