Re: Qual o foco da Debian?
Está nos registros oficiais que em Mon, 10 Feb 2003 12:20:40 -0300
"Luiz Fernando Andrade" <luiz@netra.com.br> manifestou-se nestas palavras:
> Ótima solução!!!
> peço que por favor desculpe minha ignorancia...
> e realmente vc me convenceu!!! user-friendly que nada!!! o usuário de
> se DANE!!!
??? Endoidou :-P
Tá lá no contrato social do Debian:
"*Nossas prioridades são nossos usuários e Software Livre*
Nós seremos guiados pelas necessidades de nossos usuários e pela comunidade de software livre, colocando seus interesses em primeiro lugar em nossas prioridades. Apoiaremos as necessidades de nossos usuários para operação em muitos tipos diferentes de ambiente computacional. Não iremos fazer objeção a software proprietário que deva rodar em sistemas Debian, e permitiremos a outros criarem distribuições com valor agregado contendo tanto o Debian como Software Comercial, não sendo nenhuma taxa por nós cobrada. Para apoiar estes objetivos forneceremos um sistema operacional de alta qualidade, 100% software livre, sem restrições legais que possam impedir estes tipos de uso."
http://www.debian.org/social_contract.pt.html
O abacaxi agora é definir usuário...
Usuário adestrados ao Windows são nossos usuários ? Aqueles que já tem o hábito de reinstalar o "sistema" da máquina quando a taxa de telas azuis passa de uma vez por hora definitivamente sofrem de abstinência de reinstalação... já que o Debian é notavelmente a distribuição "instale uma vez".
Equipamentos eletroeletrônicos são amigáveis ? Não. Tem gente que se bagunça até com telefones, video-cassetes...
Ligar um computador (o hardware) é trivial pra você ? Muito gente não suporta aquele monte de fios pendurados ao gabinete, acha que o gabinete é um transformador e o computador está no monitor... e o teclado é um controle remoto...
O Hardware *não* é amigável, "pior", não existem só PCs...
Então, não queira ver-se como usuário protótipo e exemplar para que o Debian tente saciar suas necessidades...
E mais, no mundo do Software Livre, quem disse que essa bendita divisão usuário/desenvolvedor prossegue ? Todo desenvolvedor é usuário, e todo o usuário tem o dever moral de colaborar...
É grátis ? Então não pode ser bom ? Cadê o suporte ? Quem eu processo se der algo errado ? Quem eu posso chamar de *&#?/%&$ pelo Debian não ter o programa xyz atualizao ??? Esqueça essas perguntas... Elas não se aplicam no contexto do projeto de da verdadeira comunidade do Software Livre.
>
> e por falar nisto, o pessoal do knoppix são um bando de ignorantes que estão
> tentando fazer uma distro do Debian super user-friendly para agradar milhões
> ignorantes que não tem a sua enorme inteligencia!!!
>
Nosso colega de lista responde suas críticas com argumentos pertinentes, e tudo o que você tem a dizer de volta é insultá-lo de arrogante ?
Você sabe o que é o Knoppix, sabe quais suas diferenças em relação ao Debian "normal" ? Sabe se ele roda em todas as arquiteturas suportadas pelo Debian ? Já experimentou ? Leu se o objetivo dela é ser uma distribuição "standalone" para uso cotidiano pelo bendito "usuário final" ?
Experimentei o knoppix ontem. Fantástica, reconheceu tudo (USB, partições de outros sistemas, Câmera digital, Webcam, placa de som, de rede, mouse, vídeo e monitor) no desktop do meu pai e nos notebooks dos meus dois irmãos que estavam de passagem aqui em casa.
Num dos notebooks rodei o knx-hdinstall para instalar o knoppix no hd, o sistema final instalado tem alguns problemas, nem deu tempo de consertar antes do notebook voltar pra São Paulo, claro, é uma distribuição de demonstração, tem várias gambiarras pra rodar direto do CD. Mas nada que um usuário com conhecimento mediano e acesso a listas e canais tão prestativos quanto os que estamos usando não possa resolver.
Li por aí que o que pode resolver e tornar o knoppix um sistema "standalone" é você ter o só o /home montado na máquina 8-D Quero ver, acho que será ótimo mesmo.
Por enquanto o Debian cumpre da melhor forma seus objetivos, mas o planeta é muito grande, cada canto tem suas necessidades, cada um conhece seus problemas, mas tem que respeitar e reconhecer os de todos os outros.
Quanto a "user-friendly" o KDE e o GNOME estão unificando suas "Recomendações para Usabilidade Humana", o que pode trazer consistência e interfaces mais "amigáveis" e intuitivas... Teste, envie bugs, sugestões... O knoppix, o debian-installer, o pgi, podem trazer uma instalação mais simplificada e sempre poderosa ao Debian... Front-ends ao apt existem...
Desculpem a mensagem longa e mal-costurada, pessoal :-P
Abraços,
Luis Alberto.
--
Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br
ICQ#30169722 - lagc no canal #debian-br em irc.debian.org
Sítio e blogue -> http://www.sovacodecobra.com.br/luisalberto/
Músico amador Tradutor solidário
Jornalista voluntário Programador pós-moderno
CIPSGA - Software Livre no Brasil -> http://www.cipsga.org.br
Projeto Debian-BR -> http://www.debian-br.org
Reply to: