Re: E qual flavor do kernel?

Vou tentar resumir para você a instalação amigo, faça  o seguinte:

        Altere seu BIOS para dar boot pelo CDROM, insira o cd1 dos 7 da
distribuição Debian GNU/Linux Woody 3.0.r0 ou 3.0.r1 no prompt boot:
digite bf24 instalará o kernel 2.4.18 (eu acho, mais é da série 2.4.)
beleza deu boot, escolha a linguagem que quer instalar procure o Português
nosso. E pronto poderá fazer a pre-instalação em português.

        Depois é ativar partição swap [formatar simplismente ou procurar
por badblock] depois ativa ela, depois partição GNU/Linux eu aconselho que
você escolha o sistema de arquivo ext3 pois esse não tem aquele problemas
de fsck e já está bem estável. Depois ativa essa partição e pronto,
configura o teclado. Instala os módulos do kernel, configura os módulos
(se quiser tá), Depois instala o Sistema Básico, informa o CDROM na opção
de escolha, confirma o diretório que o instalador localizou e pronto.
Depois cria um disquete de recuperação e finalmente reboota a máquina, só
que altere no BIOS novamente para não dar boot pelo CDROM aí quando
carregar o kernel o Instalador vai te pedir a senha de root (informe),
depois para criar um usuário comum (crie e informe a senha) depois se quer
remover o PCMCIA(se você tiver dispositivos PCMCIA não remova, deixe!),
depois ele pede para você colocar os cd's na unidade para ele fazer um
banco de dados dos pacotes (eu acho que não precisa você não vai instalar
tudo mesmo, até porque não seguro instalar tudo pois pode criar um monte
de conflitos), se quiser fazer uma instalação pequena, pois o Debian tem
8.300 pacotes, click em não e não de novo. O instalador te pergunta se
quer executar o tascksel (diz que sim) escolha os pacotes que quer
instalar (tipo X Windows System entre outros e etc), depois o instalador
te pergunta se quer executar o dselect diz que não.

        Então o Instalador verifica os pacotes, testa as dependências e te
pergunta se você quer instalar aqueles pacotes (só que ai é no modo prompt
[Y/N]) Informe que sim(y) e pronto vai começar a instalar. Durante a
instalação ele te faz umas perguntas na maioria e sim, depois te pergunta
se você quer configurar o WVDIAL se disser que sim, vai configurá-lo, se
não, só vai instalar e  depois você tem o prompt.

        Ah! Você terá também que configurar acredito que antes da
confirmação da instalação dos pacotes a X Windows System (tipo mouse,
teclado, placa de vídeo e monitor), se não quizer configurar na hora,
depois da instalação você configura. E faça uma coisa depois que instalou
e você está no prompt logado como root, vá até /etc/X11/ e altere o
arquivo default.[alguma coisa] comentando a única linha que lá existe
usando o seu editor de texto de modo texto preferido, colocando # na atraz
ou na frente da linha (é segundo sua intrepretação). E pode configurar o
seu X tranquilamente, pois se configurar errado o Debian vai ficar
iniciando sempre no X que está configurado errado e você não terá muita
chance de recuperar o sistema.

        Espero ter ajudado se não me desculpe.