Re: Linux e java

On Wed, 29 Jan 2003 15:29:06 -0200, Odair G Martins wrote:

> 	Eu vou dar uma opinião como *usuário* marginal  e não como programador.
> Eu tenho a impressão que a tal tecnologia Java é uma coisa incompleta
> pois até hoje nunca vi uma aplicação boa feita em Java,

 Eu já vi várias.

 parece que até
> hoje ela está sendo construída, parece coisa como acabar com a miséria
> no Brasil. Vários programas em Java ( que utilizam a máquina virtual)
> que utilizei eram lentos e feios

 Honestamente: há quaqnto tempo você não testa Java? Outra pergunta:
 quando o fez, estava usando Windows? Atualmente, Java melhorou *muito* a
 questão da performance com os
compiladores JIT (Just-In-Time).

e não rodavam bem em qualquer
> [...]
> deixava disponível em algumas plataformas. Fujo dos endereços que
> utilizam Java. Em geral são mais lentos e podem dar problemas pois a
> máquina virtual parece que não é tão universal como dizem que deveria
> ser.
> Eu tenho a impressão que Java é ainda uma miragem de uma velha  novidade
> que ainda não deu o que prometia dar. O que estou dizendo não tem nada a
> ver com a sintaxe, semântica e outros babados da linguagem de
> programação Java, mas da tecnologia Java que foi vendida ao público,

 Com certeza, tem muito "hype" em relação a Java. Contudo, as pessoas que
 criticam Java nesta lista, ao menos, o fazem
pelos motivos errados e sem argumentos embasados e técnicos.
 Em termos de linguagem, podemos dizer que Java é ruim. Mas ruim se
comparado a quê? E sob quais critérios? Com certeza, ter uma máquina
virtual é uma evolução que os usuários de C e C++ ainda não podem
apreciar. VM é uma passo evolutivo e, aliás, não foi inventada pela Sun
nem foi Java a primeira linguagem a ter VM.
 Em termos de suporte a aplicações gráficas, Java2 está rapidíssima.
 Pode-se questionar se Java errou ou acertou ao adotar a sintaxe derivada
de Algol. Pode-se questionar o modelo de OOP em Java e seu modelo de
herança.Pode-se dizer, por exemplo,
que Smalltalk é muitas vezes mais ortogonal que Java, ainda que sofra com
o mesmo defeito de herança. Mas você tem entender o que seja
"ortogonalidade."
 Enfim, pode-se questionar Java por muitas coisas, mas não pela maneira
mal-informada que esta thread tem feito.

> Eu tenho a impressão que investir em Java é fria. Eu não compro nada em
> Java. Eu tenho a impressão que eles tentam empurrar Java via alguma
> tecnologia proprietária para comércio eletrônico e transações seguras.
> Se não fossem tais ganchos que a mantém no mercado Java  seria coisa bem
> menor.

 Se Java tem tanto interesse da parte das pessoas que desenvolvem
comércio on-line, isto deve ter um motivo, não é?
 E os críticcos de Java podem ir se acosutmando a C#. Em plataformas
livres...

 [ ]s
 synthespian