Re: Linux e java

Em Qua 29 Jan 2003 23:36, synthespian escreveu:
> On Wed, 29 Jan 2003 15:29:06 -0200, Odair G Martins escreveu:

>  Honestamente: há quaqnto tempo você não testa Java? Outra pergunta:
>  quando o fez, estava usando Windows? Atualmente, Java melhorou *muito* a
>  questão da performance com os
> compiladores JIT (Just-In-Time).

	Algumas semanas. Estava usando Linux.

> e não rodavam bem em qualquer

>  Com certeza, tem muito "hype" em relação a Java. Contudo, as pessoas que
>  criticam Java nesta lista, ao menos, o fazem
> pelos motivos errados e sem argumentos embasados e técnicos.

	Um usuário final é adequado para criticar o resultado final de um produto
mesmo sem ter conhecimento técnico de como construir o produto.
Quero chamar a atenção para o truque de transformar a técnica em uma espécie
de religião e tentar dizer que um produto é bom porque segue certa boa
técnica. O sujeito não tem que calçar um sapato apertado
apenas porque o sapato seguiu boa técnica. A dor do aperto
é inegável; um fanático pela técnica pode  suportá-la.
O usuário não precisa saber fazer sapatos para avaliar que o sapato está
apertado.  O usuário não precisa estar cego pela técnica para verificar
que o produto é feio e lento.
O mérito da técnica não se transfere tão facilmente assim para o produto.
O fato de Java ter boas concepções  não significa que
o produto já esteja maduro. A Corel quase não chegou a lugar nenhum
ao investir em Java tal como Java foi vendido inicialmente.

>  Em termos de linguagem, podemos dizer que Java é ruim. Mas ruim se
> comparado a quê? E sob quais critérios? Com certeza, ter uma máquina
> virtual é uma evolução que os usuários de C e C++ ainda não podem
> apreciar. VM é uma passo evolutivo e, aliás, não foi inventada pela Sun
> nem foi Java a primeira linguagem a ter VM.

	VM é coisa do arco da velha. O problema foi dizer  que com
o VM do Java o problema de portabilidade estaria resolvido. Na *prática*
ainda continua com problemas pois quem vai construir os VM
trabalhando perfeitamente iguais para diversas CPUs e OSs, o Papai Noel?
Quem vai lançar as novas versões de VM simultaneamente para
diversas CPUs e OSs?
Então dizer que com Java o problema da portabilidade está resolvido
é trocar fatos pela fé.

> [...]
>  Pode-se questionar se Java errou ou acertou ao adotar a sintaxe derivada
> de Algol. Pode-se questionar o modelo de OOP em Java e seu modelo de
> herança.Pode-se dizer, por exemplo,
> que Smalltalk é muitas vezes mais ortogonal que Java, ainda que sofra com
> o mesmo defeito de herança. Mas você tem entender o que seja
> "ortogonalidade."
>  Enfim, pode-se questionar Java por muitas coisas, mas não pela maneira
> mal-informada que esta thread tem feito.

>  Se Java tem tanto interesse da parte das pessoas que desenvolvem
> comércio on-line, isto deve ter um motivo, não é?
      O motivo é que a Sun e Cia  tem que remunerar seus acionistas e
a meta é desenvolver patentes e propriedades em cima do Java em
uma área com clientes pessoas jurídica dispostas a pagar.
Não é problema de mérito técnico.

>  E os críticcos de Java podem ir se acosutmando a C#. Em plataformas
> livr...

	Mas o pacote Java  ficará mais livre que o pacote C#?

Odair