Re: Linux e java

Em Ter 28 Jan 2003 22:44, Jonas Fagundes escreveu:
> [...]
>
> Se a linguagem é verborrágica e limitada (o que é verdade, em
> minha opinião), os recursos da plataforma são fantásticos.
>
> [...]
>
> O que mais me irrita na linguagem java é a necessidade de usar
> cast para tudo quanto é lado. Mas é o preço que pago.

	Tem que olhar o lado bom. O gcc não vai reclamar se você compilar um código
assim: "char c; double d = 100000000; c = d;", mas dependendo de onde o
sistema alocar memória pra "c", vai rolar um Seg Fault legal. (Tem muito
tempo que eu não programo em C, então não sei se o código está 100% correto,
mas dá pra entender a idéia, né?).

	Ou seja, o Java simplesmente quer ter certeza de que você tem certeza do que
está fazendo. É como se ele dissesse: "quer copiar um double para um int?
Pode copiar, mas faça o cast, para eu saber que você tem certeza disso!".
Isso não rola só pra casts, mas para um monte de outras coisas.

	Tudo é questão de ponto de vista. Falando estritamente de linguagem, eu
prefiro Java a C ou C++.

Em Qua 29 Jan 2003 00:07, Fabio Rafael escreveu:
> Bom, quanto a isso eu tenho que concordar que você esta batendo em
> uma tecla que ele ja explicou....
> Java é tão livre quanto qualquer outra expecificação de linguagem...
> Porém, se você quer usar o que q SUN fez, ai sim tem restrições...
> Bom, mas , as classes da sun _NAO_ sao o java... Implementação é
> diferente de espeficicação.
> Voce pode muito bem reescrever tudo, que vai ser 100% gpl (kaffe existe,
> não.. ?)

	Quando eu disse "Java" eu não me referia à especificação da linguagem, mas
sim ao uso dela na prática. Como você disse, o gcj só compila Java até 1.1.
Aplicações grandes fatalmente irão necessitar de uma biblioteca proprietária.
Por isso que eu disse que ele não é "tão livre" quanto o C/C++, que já têm
várias bibliotecas livres, para desenvolvimento de aplicações grandes (ex.:
KDE).

Abraços,
	- Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza