Re: Linux e java

synthespian,

synthespian wrote:
 Java tem suas limitações, mas tem suas vantagens. Muitos acham que Java
é "tipo C++", mas isso é apenas quanto à sintaxe. Semânticamente, ela se
assemelha mais a Smalltalk. É verborrágica, é limitada, é irritante, mas
pelo menos você já pasou da idade da pedra da programação, já entrou na
era do Garbage Collection.

Há também uma outra questão, java não é só uma linguagem, é toda uma plataforma para programação comercial. Há uma infinidade de especificações e frameworks voltados para programação comercial. As apis são padronizadas e evoluem rapidamente.

Se a linguagem é verborrágica e limitada (o que é verdade, em minha opinião), os recursos da plataforma são fantásticos.

Quando faço um servlet, não preciso me preocupar com qual é o servlet container em que rodará, mérito da linguagem? não, mérito da padronização.

Se eu quiser utilizar uma implementação diferente da api para tratamento de xml, basta mudar no classpath, meu código não muda uma vírgula. Mérito da linguagem? não.

Outra questão que atraiu projetos para java é o fato de REALMENTE ser multiplataforma (muitas linguagem prometem isto mas não são), mérito da linguagem? não.

Por exemplo, para rodar no windows, um programinha que fiz em linux, com python, eu tive que alterar o fonte. Não estou dizendo que python seja uma linguagem ruim, muito pelo contrário, em termos de linguagem prefiro python a java, mas se o programinha fosse um projeto comercial o custo do retrabalho de adaptação não seria desprezível.

O que mais me irrita na linguagem java é a necessidade de usar cast para tudo quanto é lado. Mas é o preço que pago.

Sei que programação comercial não é tudo, que há muita coisa além dela, mas, posso ser o único aqui, é o tipo de programação que faço no meu dia-a-dia.

Por exemplo, estou estudando Common Lisp, estou achando ótima a linguagem, poderosa, concisa e enfoca os problemas de uma forma totalmente diferente das linguagens imperativas; mas como é que faço o equivalente a um servlet nela?

Sei que poder fazer um servlet não é tudo para uma linguagem, a questão não é para avaliar qual é a melhor, é somente uma questão de aplicabilidade, para avaliar o esforço necessário para começar a fazer algo com a linguagem que esteja dentro do meu contexto (que não é o único, eu sei, mas também não sou o único a trabalhar com requisições http).

 Então, a mesagem é: pense com sua própria cabeça.

Sim, concordo com você, pensar pela própria cabeça e respeitar as opiniões alheias são os pilares da evolução humana.

  [ ]s
        synthespian

[]'s Jonas