Re: modem funciona. veja porque

> Ola pessoal.
>
> Finalmente consegui fazer funcionar o modem. Agradeco as sugestoes
> recebidas. Para alguem que talvez tenha problema semelhante, eh o
> seguinte: meu modem funciona na porta ttyS4 (COM 5 do windows), irq
> 11, eh um Plug'n'play (ou plug and pray) PCI.
Legal...é sempre bom quando conseguimos vencer uma barreira...
Não pude responder sua pergunta ontem, pois já havia ido embora do
serviço...mas vamos lá...

> Claro que tinha que criar o dispositivo ttyS4 e o fiz com a porta e
> irq corretas. O problema foi a flag "fourport" que era estabelecida
> por default, sem que eu pedisse. Apos dias de sofrimento, leitura do
> man, oraçoes e promessas a Santo Expedito, finalmente descobri que
> essa %$#^&*@!?& de flag simplesmente nao permitia o modem funcionar.
> Retirei-a e eis-me a vós conectado.

Só que com um porém...tu mandou o e-mail conectado com o Rwindows ...
usando o Eudora Light!!! O que houve com o Debian??

> MAS... tenho algumas duvidas:
>
> 1) minha configuracao de porta nao eh permanente: toda vez que
> reinicializo a maquina tenho novamente que dar setserial ttyS4... etc,
> etc. Como faço para isso ficar permanente? Ja tentei alterar o
> /etc/serial.conf mas esse arquivo parece que nao eh lido na
> inicialização.
Faça um pequeno script e coloque ele dentro de /etc/init.d.
Este script deve conter os comandos que sempre dá na inicialização para
que o modem funcione... basicamente o comando setserial. E crie links
deste script para os dois diretorios padrões do Debian: /etc/rc2.d e
/etc/rc5.d, seguindo a nomenlatura destes links!!

> 2) Tudo isso fiz como root. Mas como faço para que um usuário comum
> poder discar tambem? o arquivo /etc/ppp/peers/provider nao esta
> acessivel ao usuario comum. Seria so dar permissao para isso? Mas e
> como fica a segurança da password do provedor que eu forneci e que
> fica gravada neste arquivo ou no wvdial.conf?
Como já escrevi: Estando o modem respondendo crie as dial-ups via kppp
que não irá precisar se estressar com permissões. Usuários também podem
criar dials com o kppp.

> 3) O dispositivo ttyS4 (onde esta o modem) pertence ao root. Eh
> necessário que outros usuários tenham alguma permissao sobre esse
> arquivo /dev/ttyS4?
Não.

> 4) Qual seria um software (client) de e-mail bom? Algum capaz de lidar
> com html, multiplos usuarios e que nao seja absurdamente pesado? So
> pra informaçao: minha cpu eh 166 Mhz (por isso que eh cpu com letra
> minuscula mesmo).
Isto é muito pessoal.
Mas eu uso o Sylpheed-claws tanto para rwindows quando para Debian.
#apt-get -u install sylpheed-claws

Abraços...

Leandro Godoy
Analista de Produção - Projeto AES Sul
Centro de Gerência
Service IT Solutions
www.service.com.br/marketing
Certificado Conectiva Linux              _
Linux User: #286164                     °v°
Projeto Software - RS                  /(_)\
www.softwarelivre.rs.gov.br             ^ ^
"Paz, amor e software Livre"