Re: Usando Debian como estação de Trabalho

Em Thu, 10 Oct 2002 10:03:07 -0300, Odair G Martins (Odair G Martins
<ogimenes@if.usp.br>) escreveu:
> 	No ambiente windows você possui um monte de programas
> 	proprietários que deixa a coisa pronta  mas você perde o
> 	controle do que está sendo feito. É o mesmo  paradigma da
> 	comercialização de drogas.  Você compra CD piratas por três
> 	reais com estes programas, instala na sua casa e fica viciado.

Odair,

	Em parte eu concordo com você, que as empresas que produzem software
proprietários fazer o máximo para que você se vicie nos programas deles,
para que você continue usando e comprando novas versões. No entanto,
acho que não podemos negar que, geralmente, estes softwares possuem uma
interface com o usuário mais amigável e, portanto, são mais fáceis de
usar. Isso é natural. Faz parte dos objetivos da empresa que seu produto
seja o mais fácil de usar possível, então ela investe muito nisso. O
mesmo não acontece, muitas vezes, com o software livre.

	Ultimamente tem havido um maior crescimento nessa área de interface com
o usuário no Linux. Muitas vezes graças a empresas como a Red Hat,
Mandrake, Conectiva e outras, que investem nisso porque querem que os
usuários passem a usar seus sistemas, ao invés do Windows. Para isso,
precisam fazer com que o Linux seja fácil de instalar, de configurar e
de usar.

	O Linux é um sistema heterogêneo: muitos programas diferentes que
podem ser usados: shells (bash, csh, tsh, ...), editores (vi, emacs,
pico, ...), gerenciadores de janelas (kde, gnome, wmaker, ...), etc...
Quando você começa a fazer com que as coisas fiquem mais fáceis para o
usuário, você também começa a escolher para ele. Se o usuário escolhe a
instalação "default", você já coloca o bash como shell padrão, o kde
como WM padrão, e assim vai. É muito difícil balancear essa facilidade
para o usuário final com a liberdade de escolha.

	Isso remete a uma discussão mais longa e mais antiga: o Linux está
preparado para o usuário leigo? Ou: o Debian está preparado para o
usuário leigo? Eu acho que só se houver um administrador do sistema que
realizou todo o processo de instalação e faz a manutenção do sistema.
Acho que, hoje, um usuário leigo não consegue instalar e usar o Debian
facilmente.

	Mas um dia a gente chega lá...

Abraços,
	- Vítor