Re: Usando Debian como estação de Trabalho

Em Seg 07 Out 2002 19:11, Vitor Souza escreveu:
> Pessoal,
>
> 	Meu mais novo "projeto" na área da informática é parar de usar o
> Windows como estação de trabalho e fazer tudo do Linux. Há muito queria
> fazer isso, mas só com o Debian 3.0 eu arrumei motivação suficiente.

	No ambiente windows você possui um monte de programas proprietários
que deixa a coisa pronta  mas você perde o controle do que está sendo feito.
É o mesmo  paradigma da comercialização de drogas.  Você compra CD piratas por três reais
com estes programas, instala na sua casa e fica viciado. Depois, quando
já está dependente e necessita realizar um trabalho profissional, você compra uma
licença ou pede para o seu patrão.  Em torno do cartel de Redmont foi construido
um tipo de economia primitiva, que vai contra o livre mercado,
semelhante ao monopólio de comercialização do ópio que os Ingleses possuíam na China.
Este tipo de economia perversa é persistente porque a maneira de trabalhar
um programa de computador vicia e muitos humanos não valorizam a liberdade
de maneira vigorosa. A coisa mais difícil da migração Windows-Linux é
deixar os vícios para trás. Vários usuários Windows apenas se sentirão confortáveis com o Linux
se as mesmas drogas que existem em torno do cartel de Redmond estiverem também disponíveis para
o Linux. Quem pretende deixar uma vida de vícios tem que  utilizar outras ferramentas,
pagar o preço de saber como as coisas funcionam,  e apenas assim
poderá ter diante de si uma nova vida de liberdade e virtudes.

Odair