Re: Debian GNU/Linux vs. FreeBSD

Heheheheh....
Assunto muito bom esse e aqui vao minha opnioes:

On Tue, 1 Oct 2002 09:05:24 -0300 (BRT)
Rog <batata@ufpr.br> wrote:

> 	Só pra constar: se você utilizar o cvsup do Free pra atualizar a
> árvore do ports, você resolve o problema de ter que baixar pacote no braço
> (seria o equivalente ao apt-get update! :-)

Rogerio, esse cvsup e um tesao, atualiza o sistema inteiro tudo pelos fontes
(coisa que na minha opniao e bem melhor que .deb ou .rpm e etc.,), fonte e fonte,
vc pode alterar algo, usar patchs e etc.

> 	Batata
>
> Rogério Neves Batata	       (batata@ufpr.br)
> Divisão de Redes - UFPR	      Linux User #87955
>
>  /"\
>  \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
>   X   ASCII ribbon campaign - against html mail
>  / \
>
> On Mon, 30 Sep 2002, Felipe Szczesny Rout wrote:
>
> #>Aqui onde eu trabalho nós utilizamos as duas plataformas, primeiramente é
> #>bom citar que ambas são ótimas com algumas diferencas.

Tambem uso as 2 plataformas e concordo que sao otimas.

> #>Em termos de desempenho o Free é um pouco melhor, mas para falar a verdade
> #>nada que se diga ó, puxa, como e mais rapido... alem do mais em maquinas
> #>multiprocessadas o linux e superior, ele otimiza melhor o uso de varios
> #>processadores.

Agora eu perdi, nao tenho servidores Dual ou superior, entao nao sei o desempenho
de um ou de outro nesse hardware, mas em uma maquina com um processador e faco a
seguinte comparacao em materia de desempenho:
linux com kernel 2.2.X e bem mais lento que o freebsd
linux com kernel 2.4.x fica no pau a pau com o freebsd um pouco na frente como foi
dito acima.

> #>A pilha tcp/ip do free e mais estavel tambem, por esta razão ele e utilizado
> #>aqui para funcoes de roteamento e firewall.

Nao so a pilha tcp/ip como tudo, todo servico que ele roda, toda tarefa que
executa. Aqui eu o utilizo como servidor de e-mails e web.

> #>A facilidade de instalacao de softwares é melhor no Linux, o Free tenta
> #>implementar alguma coisa semelhante ao apt-... Os chamados ports, entretanto
> #>na maioria das vezes temos que baixar alguns pacotes no braço mesmo porque
> #>as versões de pacotes não são bem controladas.

A facilidade e igual para os 2, o freebsd nao tenta, ele consegue implementar o
ports, o que bem melhor que os .deb da vida (como eu disse acima), todos os
pacotes sao instalados pelo fonte tendo a facilidade de modificacao de qualquer
arquivo. Abaixar pacotes no braco isso me parece que seu ports nao esta completo
ou vc nao encontrou o que queria, em materia de versoes o freebsd nao e tao bem
atualizado assim, por isso vc reclama do ports, mas isso e pelo fato de terem
poucos colaboradores no mundo.

> #>Outra vantagem do linux é a disponibilidade de softwares, não há por exemplo
> #>oracle para freebsd.

Nao tenho o que falar, concordo plenamente.

> #>Em compesacao o Free e mais facil de instalar "nu", ou seja só o Free e mais
> #>nada o que é bom para alguns tipos de servidores que vão rodar apenas uma
> #>tarefa.

E isso pra mim e um p*ta ganho, mas o debian tambem e bom nisso.

> #>O free tambem algo semelhante ao LIDS, os secure levels que dao as
> #>principais funcionalidades deste software, apesar do lids ter muito mais
> #>opcoes. O Free já tem acls para file system no kernel enquanto o linux ainda
> #>precisa de pacotes externos.

Correto.

> #>A documentacao do Linux e infinitamente superior ao do Free, e pode-se dizer
> #>que e mais provavel do colocalr um Linux fazendo as funcoes de uma maquina
> #>que antes rodava free do que o contrario, e assim vai. Mas como ja disse
> #>antes ambos sao otimos nas suas particularidades.

Documentacao nao se comparam, o linux parece praga, em todo lugar tem site novo
entrando no ar e grupos novos surgindo. O freebsd como e um sistema com poucos
desevolvedores (como havia dito) nao tem tanta documentacao, para instalar esse
servidor tive que ler documentacao linux e ir adaptando.

Agora aqui vai um recado ao usuario Leonardo Pires:
Aqui esta toda a verdade sobre freebsd e linux que te falava e vc nao concordava.
hahahhaha.....

Abracos
--
Gilberto Villani Brito