Re: Linux facil para desktops lerdeza

Em Tue, 10 Sep 2002 02:14:06 -0300, Emerson Val Silva <emersonval@ig.com.br>
escreveu:

> A lerdeza pode ser como foi compilado. O potato, por exemplo, é o que
> podemos dizer de um i386, roda em qualquer 386, diga-se de passagem o
> coloquei em um 386SX 20 com 8 MB de RAM como servidor de banco de dados
> so pra teste.

Ae cara, essa história de compilação pra processador específico até hoje
não teve uma prova de que sirva mesmo pra alguma coisa... a única prova
que eu tenho disso é a openssl, que realmente tem uma mudança de desempenho
dependendo do jeito que é compilada, principalmente nas sparc.

O Woody é compilado em i386, mas você já viu gente falando que ele é mais
rápido que alguma distribuição? Eu já... embora eu não concorde em falar
que uma distribuição é mais rápida que a outra, porque isso pra mim é tão
baboseira quanto falar que compilação em i686 dá 30% de desempenho em tudo.

A questão da velocidade está principalmente no kernel e no X... se você
tem um kernel 2.2, com ext2 e o seu X está mal configurado você tem
lerdeza... se você põe um kernel 2.4 com ext3 e um X com tudo quanto é
aceleração pra sua placa configurados, pronto... bala!

> Quando a performance. Sabem quanto ao problema de se desligar a maquina
> antes de desligar o Linux? E quanto a não poder desligar o Linux no GDM
> ou KDM quando se está como terminal X?

ext3 serve pra isso, ext3 serve pra isso, ext3 serve pra iiiiissssoooo =D

Esse problema do terminal pode ser resolvido facilmente... eu fiz uns
scriptzinhos aqui em casa que permitiam à minha mãe desligar o terminal
(486) pelo gdm.

> Com isso quando quero desligar o terminal X então meto do dedo no botao
> de desligar e pronto. O Servidor fica la e posso desligar no menu do
> gerenciador de login.

Ae... mais uma solução inteligente...

> Ahh. E acho tambem que o KDE e o GNOME deveriam ter preconfigurações pra
> resolucoes de 800x600. Acho que os caras que programam nesses projetos
> usam resolucoes acima de 1024x768. Eu coloco meu micro em 800x600 e pra
> configurar o KDE as janelas passam dos cantos da tela como o
> configurador do Konqueror, tem que se ver isso tambem. Outro problema é
> programar com o Kdevelop a area de codigo fica pequenininha, aí prefiro
> usar o Kate ou o KWrite mesmo. Gosto da tela cheia. :)

Ae cara, você pode mandar bugs nesses pacotes reclamando dos problemas...
ou então mande um email pra lista dos caras...o GNOME tem um bugzilla:
http://bugzilla.gnome.org o KDE deve ter algo parecido ;)

Dizer o que você quer, sem parecer estar cobrando, sem ofender ninguém,
pode ser o melhor caminho.

[]s!

Debian: <http://www.debian.org> * <http://debian-br.cipsga.org.br>