Re: Linux facil para desktops lerdeza

A lerdeza pode ser como foi compilado. O potato, por exemplo, é o que podemos dizer de um i386, roda em qualquer 386, diga-se de passagem o coloquei em um 386SX 20 com 8 MB de RAM como servidor de banco de dados so pra teste.

Testei o Conectiva 8 e o RedHat 7.3, como o RedHat 7.3 está compilado como i686 está um verdadeito foguete na minha máquina. O Windows não chega nem perto do potencial. Estou prestes a baixar as isos do Woody.

O Problema que me deixa de cabelo em pé são as fontes do XFree. Já baixei um programinha pra poder tentar criar fontes true type. Por falar nisso, o FreeType infringe a patente da Apple, é o que diz no proprio site do projeto, mas a Apple os contatou e não fara nada contra o projeto já que o projeto os ajudou muito visto os sistemas comerciais que usam o FreeType e acabam por pagar as licensas da Apple e isso é lucrativo pra eles. Que ironia, o software livre está dando lucro a alguem por causa da patente.

E cutucando mais uns manos. O KWord ou o AbiWord podem ser utilizados nas empresas, mas se torna problermatico quando vc precisa ler documentos de terceiros que possuem tabelas e objetos embutidos em documentos do Word.

Quando a performance. Sabem quanto ao problema de se desligar a maquina antes de desligar o Linux? E quanto a não poder desligar o Linux no GDM ou KDM quando se está como terminal X?

Fiz um experimento com um Debian potato da seguinte forma:
Instalei um servidor Debian pra servir de servidor de aplicações com o KDE e o GNOME instalados e o GDM pra aceitar requisicoes XDMP.
Instalei um Debian numa maquina Pentium de 90 somente com o X.
Mudei o fstab do Pentium pra poder abrir o sistema de arquivos em somente leitura. Adicionei uma linha no inittab pra poder criar uma arvore de gravacao em /tmp com a RAM (mkfs.ext2 /dev/ram0) (acho que é isso, mesmo, não me lembro muito). depois coloquei no script pra montar o tmp (mount -t ext2 /dev/ram0 /tmp).
e coloquei pra rodar o X (X -query 200.1.1.1).
ps.:  o tmp na ram é pra o X poder criar os links temporarios.

Com isso quando quero desligar o terminal X então meto do dedo no botao de desligar e pronto. O Servidor fica la e posso desligar no menu do gerenciador de login.

Fiz este teste e outros pra poder gerar aqui uns CDs com as distros respectivas ja configuradas pra depois ir na empresa e copiar sem ter que instalar e configurar. Algo facil rapido e sem dor. :)

Mas como disse antes quero poder unir O GNOME2 o KDE3 o Debian Woody e OpenOffice, mas o OpenOffice encontro o problema das fontes. Estou intrigado com as fontes. Alguem sabe se há uma forma de mudar a configuracao das fontes no OO? Isso era feito no StarOffice 5.2 e ai a gente levava numa boa, mas o OO não vi nada relacionado.

Ahh. E acho tambem que o KDE e o GNOME deveriam ter preconfigurações pra resolucoes de 800x600. Acho que os caras que programam nesses projetos usam resolucoes acima de 1024x768. Eu coloco meu micro em 800x600 e pra configurar o KDE as janelas passam dos cantos da tela como o configurador do Konqueror, tem que se ver isso tambem. Outro problema é programar com o Kdevelop a area de codigo fica pequenininha, aí prefiro usar o Kate ou o KWrite mesmo. Gosto da tela cheia. :)

De resto tá dominado :)