Re: Linux facil para desktops

On Sun, 8 Sep 2002 04:59:18 -0300
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> wrote:

> o tipo de coisas que você sugeriu =P
>
> primeira coisa, eu acho que devia ter uma instalação gráfica, segunda
> coisa tinha de ter 2 desktops: KDE e GNOME... o usuário opta por um na
> instalação e ele já é totalmente instalado... é preciso que os
> desktops estejam com as apps bem integradas e com todo tipo de
> software multimídia instalado..
>
> apenas 1 browser disponível, assim como um único cliente de email...
> claro que cada desktop terá o seu... esse tipo de coisa... vai
> encarar? =D

Descordo que deveria haver um programa para cada coisa, acho que deveria haver um padrão, mas que também tenha outras opções. Veja alguns pontos que eu acho que deveria ter:

	- Programas comuns e seus clones para linux, como softwares p2p, instant messengers, client ircs, suites office, etc...

	- para a instalação de programas algo tipo uma gui para o apt, onde o usuário possa procurar seus programas nas categorias e subcategorias, mas que apareçam só os programas, não as libs, o usuário não deverá se preocupar com as libs (o programa instalará elas sozinhas), Por exemplo, se o usuário quiser procurar um navegador diferente do padrão do sistema, ele irá procurar na categoria internet, subcategoria navegador, lá terá os navegadores disponíveis com uma descrição breve de cada um, onde o usuário possa clicar num botão tipo 'saber mais sobre o software' onde haja uma descrição detalhada do software, inclusive com screenshots, e um link para o endereço do fabricante. esse programa deve ter suporte a resume e acelerar o download como prozgui, deverá haver tb busca por palavra chave. no texto eu chamarei esse software de apt-gui. O apt-gui tb deverá pesquisar da internet patch e atualizações do sistema.

	- Os programas devem ser totalmente integrados, por exemplo, ao clicar com o botão direito sobre um arquivo html no gerenciador de arquivos deverá aparecer "abrir com mozilla", "abrir com navegador Y", "editar com mozilla", "editar com programa x". Ao tentar abrir um .exe o wine deve tentar roda-lo sozinho. ao tentar abrir um site quando desconectado, o programa de discagem deve abrir sozinho, ao fazer um download o gerenciador de download padrão deverá abrir.

	- Deverá haver uma gui para programas como fsck, algo pra formatar disquete, etc... Deverá também ter um programa tipo partition magic (capaz de redimensionar uma partição) capaz de ser acessado no momento da instalação (como acontece no mandrake).

	- nada de preocupação em compilar coisas, por isso é bom que a distro venha com bastante drives, pre compilados (a debian por exemplo, tem o drive das placas voodoo em código fonte). é bom que haja uma boa detecção de hardware na instalação.

	- Não deve haver problemas pra configurar nada, nem teclado, então tem que ter bastante mapas de teclado.

	- fontes true type

	- no apt-gui eu penso numa opção chamada 'centro de download', onde haverá outros softwares, mesmo lançados depois que a distribuição for lançada (haverá um banco de dados de programas atualizados constantemente, que será acessado pela internet qnd essa opção for acionada). o apt-gui não deve buscar primeiramente a versão mais nova de cada pacote, e sim a versão mais estável. A idéia é que o usuário nunca tenha dificuldades para instalar um software. Por exemplo, digamos que um software X por questões de licença só pode ser distribuido na forma de código fonte (senão me engano antes do mplayer ser gpl a licença dele tinha algo assim). Esse programa estará disponível no centro de download do apt-gui, o usuário poderá pega-lo normalmente, ao terminar o download um script para a compilação será executado (as dependências serão testadas antes do download), mas para o usuário tudo ocorrerá da mesma maneira que qualquer pacote, independente de ser código fonte, rpm, deb ou tgz. se
 mpre aparecerá algo como uma janela escrito 'aguarde instalando' e uma barra de progresso. ao final da compilação o apt-gui deverá reconhecer o programa normalmente. deverá haver muitos programas de todos os tipos, desde emuladores, jogos, etc... a busca do apt-gui por palavra-chave deve funcionar tb na central de download

	- montagem automática das partições na inicialização, montagem automática do cd e autorun. Sim, um cd deverá abrir automaticamente, ao por um cd com autorun pra windows (um arquivo autorun.ini indicando o que deverá ser executado) deverá aparecer uma pergunta se o usuário quer ou não executar, se quiser o wine deverá se encarregar de tentar executar. para um autorun para executar um programa nativo linux o cd deverá conter um arquivo com outro nome (talvez autorun-linux.ini).

	- Deverá ter em algum lugar uma lista de programas comerciais sugeridos (como o crossover office e jogos, que são pagos então nao poderiamos disponibilizar para download).

	- não devemos abrir mão de qualidade, estabilidade e segurança (devemos lembrar disso ao escolher os softwares padrões).

	- por padrão deve ser bonito, independente do window manager. nada daquelas mensagens na inicialização. Deverá haver papel de paredes, proteções de telas e outras frescuras que os leigos gostam.

	-uma ferramenta do sistema deverá permitir agendar tarefas através da gui. e ao invés de ser possível apenas executar algo, deve ser possível que se faça uma tarefa. por exemplo, digamos que no fsck-gui tenha que se clicar em 'iniciar' para iniciar a busca por erros no hd, se executarmos apenas o fsck-gui não irá adiantar nada, deverá numa lista de tarefas possíveis ter a opção de buscar por erros no hd (que abrirá o fsck-gui e iniciará a busca).

	- abrir x automaticamente (que tal usar gdm). deverá ser possível escolher um usuário para abrir por padrão.

	- tudo dever ser fácil e auto-explicativo, os comentários das ferramentas que devemos criar devem aparecer extantaneamente ao passar com o mouse sobre um botão (sem ter que esperar alguns segundos).

	- seria interessante que ao tentar abrir um arquivo html ou uma figura ou qualquer coisa do genero no gerenciador de arquivos esse arquivo abrisse na mesma janela (senão me engano isso acontece no nautilus, pelo menos com html, e no konqueror)
	Programas sugeridos como padrão:
Navegador: Mozilla 1.x
Office: Openoffice 1.x
Interface: KDE3
Programa p2p: Limewire
Cliente irc: X-chat
email: Uma versão modificada do sylpheed, que permita escrever mensagens em html e use a engine do mozilla para ve-las.
som: xmms, realplayer
gerenciador de download: Downloader for X

	outros programas:
wine (bem configurado e com uma versão não antiga, pra rodar os programas mais comuns do windows listados em http://appdb.winehq.org, sem que o usuário tenha que sigar qualquer howto, a idéia é que qnd se tente abrir um arquivo .exe, ele abrirá normalmente)
crossover plugin (os usuários tem que fazer tudo como faziam no windows, então tudo tem que abrir como abria no windows)
-
Também não pode faltar nada, os navegadores já devem vir com flash, java e crossover plugin (com windows media player e quicktime instalado), tudo deve ser bem traduzido (não todos os softwares, mas pelo menos as ferramentas do sistema como o apt-gui e o fsck-gui, o usuário final não vai querer procurar programas com descrições em inglês.

o sistema deverá ao iniciar, numa conexão banda larga, ou ao conectar, no caso de uma conexão discada, verificar se não há atualizações muito importantes para serem feitas. Deverá também mostrar algumas notícias retiradas de algum portal (tipo aparece a manchete, a pessoa clica e vai para o site com a notícia completa).

O que eu sugeri aqui é algo mais fácil que o windows xp, e eu acho totalmente possível. Embora não tenha conhecimento de programação para isso eu gostaria de ajudar num projeto desses, fazendo a descrição dos programas, screenshots, traduções, etc...

obs: apt-gui e fsck-gui são pseudonimos que eu criei para gui que deveriam ser criadas para o apt e o fsck nessa distribuição, não sei se existe algum software com esses nomes, se tiver que fique claro que não falei deles.
--
    _/ ____/  _/ _____/  _/ ____/   Nick: fsf (fsf significa fsf)