Re: Linux facil para desktops

On Thu, 5 Sep 2002 10:15:31 -0300
"Felipe Raposo" <cartmanep@bol.com.br> wrote:

> Olá,
>
> Pelo que eu entendi o software livre tem alguns problemas,
> mas o principal é a compatibilidade com softwares padrões
> no mercado.

Compatibilidade existe, só que não é total.

> [...]
> especificações que eles utilizam, dificultando a compatibi-
> lidade. É o caso do PowerPoint. Os programadores tive-
> ram que se matar pra descobrir como abrir esse tipo de
> arquivo no software livre. E isso é muito excroto da par-
> te dos proprietários (na minha opinião).
>
> O problema de compatibilidade causa outros problemas
> pro SL. Por exemplo, a diferença para o que está pa-
> drão. O problema de fontes no XFree é um saco mesmo.
> Eu tenho que importar as fontes do RWin pq nao tenho
> no XFree. Espero que um dia isso não seja mais um pro-

também acho que as distribuições deveriam vir com fontes true type, pelo menos arial e times new roman.

> Sobre jogos, eu acho que o Linux ainda está muito novo
> no mundo desktop, por isso ainda não existe jogos bons
> livres. Mas acredito que com o amadurecimento do
> Linux, isso deva parar de ser um problema tb.

jogos no linux tem (proprietários, a falida loki games criava versões
para linux de alguns jogos conhecidos, e hoje a idsoftware costuma ter
versões de seus jogos para linux, como return to castle wolfeinstein e
quake 3) o que não tem é jogos livres de qualidade, isso porque fazer um
bom jogo é um trabalho muito difícil e não interessa a maioria dos
desenvolvedores de software livre. além disso o desenvolvimento de um
game não pode demorar para que ele não fique com qualidade gráfica
ultrapassada.

> Eu acredito no Linux Desktop. Acredito que isso venha
> a se tornar uma coisa viável (possível já é, mas a muitas
> custas e muito entendimento do administrador) para um
> usuário leigo. Só acho que as pessoas deviam parar de
> ser tão radical ("SL é bom, copyright sux" ou "microsoft
> domina pq é a melhor. Linux é muito difícil e os seus u-
> suários são muito arrogantes" são frases que eu ouço
> muito. E eu sou usuário Debian GNU/Linux).

com certeza é possível fazer um linux desktop, basta alguém sentar e
fazer, o linux tem a capacidade de ser tudo fácil, de o usuário nunca
precisar digitar uma linha de comando. Uma vez eu até escrevi um texto
de como deveria ser o linux perfeito para iniciantes, o problema é que eu nunca tive conhecimento de programação para iniciar o projeto desse linux. se alguém quiser iniciar um projeto assim eu iria gostar de poder contribuir de alguma forma.

> Bom, só dei a minha opinião,
> não quero arrumar conflito, mas fiquei estigado a respon-
> der um e-mail para essa discussão.

Seria muita idiotice criar conflito por causa de uma discussão dessa, devemos respeitar as opiniões dos outros

--
    _/ ____/  _/ _____/  _/ ____/   Nick: fsf (fsf significa fsf)