Re: servicos x segurança

On Thu, 28 Nov 2002 17:03:33 -0200
Felipe de Fraga Roman <roman@ulbra.br> wrote:

> [...]
> Port       State       Service
> 21/tcp     open        ftp
> 22/tcp     open        ssh
> 25/tcp     open        smtp
> 53/tcp     open        domain
> 80/tcp     open        http
> 110/tcp    open        pop-3
> 111/tcp    open        sunrpc
> 953/tcp    open        rndc
>
> Nmap run completed -- 1 IP address (1 host up) scanned in 2 seconds
> acs:/#
> Alguem poderia me dizer o que são os serviços domain, pop-3, sunrpc e rndc ?
> E como faço para remove-los caso não esteja usando

domain = DNS = servidor de nomes
	serviço responsavel por dizer ao usuario qual o ip da maquina de nome www.debian.org por exemplo
	computadores nao sao capazes de se comunicar atraves de nomes, antes de inicar uma comunicacao
	o computador precisa saber o ip a ser utilizado
pop3 = serviço de recebimento de email
rndc = controla o domain, atraves dos sistemas de autenticação
sunrpc = sun remote procedure call, ou seja, permite que chamadas sejam feitas aos programas sejam aceitas pela maquina.
	é usado pelo servidor X e nfs. caso nao saiba o X trabalha no modo cliente servidor e habilita o sunrpc para que seu gnome
	possa acessar o servidor X da sua maquina