reconfigurando o lilo

Pessoal,
   Tomei vergnha e instalei ontem a noite o Debian no meu PC de casa, mas
deixei o windows em outra partição p/ meus pais irem usando enquanto eu não
configurar tudo certinho no debian.
   Na instalação perguntou se eu queria tornar o Debian inicializavel ou
gravar o boot em um disquete, como não tinha opção do lilo eu escolhi criar
o disquete.
   Após completar a instalação eu instalei o lilo, depois executei o
liloconf p/ criar o arquivo lilo.conf e editei este arquivo, descomentei as
linhas que habilitavam o DOS p/ poder escolher em qual sistema inicializar e
as do linux já estavam certo.
   Quando dei o comando lilo p/ carregar no MBR ele disse que a partição
linux ext2 não é inicializavel (acredito que porque ele só tornou
inicializavel o disquete).
   Como faço p/ tornar a ext2 do linux inicializavel e reconfigurar o lilo ?

   Outra dúvida, gostaria de deixar o windows padrão por enquanto para se
não for pressionado nenhuma tecla por x segs entrar direto no windows até
porque meus pais ligam a maquina e voltam mais tarde p/ usar.

    Ainda não configurei nada, modem, video, som etc... alguem sabe um bom
manual que me ajude a configurar o hardware ?

   Muito obrigado pela ajuda
    Um abraço, Felipe