Re: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

On Sat, Nov 23, 2002 at 09:49:12PM -0300, ranqueta@portoweb.com.br wrote:
> Por vezes esses "heróis" do software livre dizem cada
> bobagem. temos que ter cuidado como nos referimos aos
> usuários leigos, pois serão eles quem vão dar o
> feedback se o linux está pronto para o desktop ou não.
> Pessoalmente, acho que melhorou bastante, inclusive estou
> (finalmente!) usando o Woody em sua totalidade em
> casa.Fiquei realmente impressionado com a qualidade da
> distribuição e abandonei definitivamente o SuSE linux.
> Agora só falta convencer a família a usá-lo.
> Mudando de saco para mala, já propus a adoção do
> debian no meu trabalho. Já falei com a minha gerente e
> [...]

Eis que estamos dando grandes passos, camarada, em direção ao software
livre em órgãos governamentais. No RS, em São Paulo, em alguns órgãos
federais (o Serpro é o exemplo de que me lembro), o Pingüim está
ganhando terreno rapidamente. Finalmente nosso governo vai parar de
mandar preciosos dólares para encher os bolsos do Bill que poderiam ser
usados para melhorar "isso tudo que 'tá aí", sem falar na evidente
superioridade tecnológica.

Um dos grandes empecilhos para a migração para o Linux (ou qualquer
outro sistema <i>UNIX-like</i>, diga-se de passagem), é a falta de
experiência dos administradores. Incopetentes, treinados apenas nos
menus do Ruindows, sem conhecer na verdade o que está por trás do
balcão, certamente terão problemas com *nix. Então sairão por aí dizendo
que o Linux não presta, que o Linux não funcionou, que o Linux é um
sistema operacional de brinquedo para hackers, geeks, nerds e outros
bichos... Enfim, não conseguirão fazer no *nix o que faziam no Ruindows.
Como a gerência quer resultados, e resultados não foram conseguidos com
*nix (repito, por esses administradores de sistemas incopetentes),
continuarão no Ruindows.

Não sei se alguém leu a Info Exame deste mês, mas lá estão relatados
muitos casos de empresas que migraram para nosso querido e amado Pingüim
que usavam antes não Ruindows, mas algum sistema *nix proprietário
(pobre Sun...). Isso reforça essa tese de que a resistência ao *nix é
devida mais a administradores de sistemas incopetentes que a razões
técnicas ou econômicas.

Estimulemos o uso do Linux! Não apenas Linux, mas também seus irmãos
Open Source, como o FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, OpenBeOS... Quem está
aprendendo *nix agora no futuro será um administrador (esperamos)
competente, capaz de lever essa tecnologia para as empresas, para o
governo, liberando recursos que antes eram usados para comprar software
para outras atividades. Empresas e governo devem também incentivar o
desenvolvimento de software livre, de modo que não apenas recebamos tudo
pronto, mas também possamos doar um pouco do nosso tempo, do tempo da
nossa CPU cerebral =), dos nossos recursos, para ajudar a melhorar e
engrandecer esse sistema operacional e essa filosofia que tão bem faz à
economia, à tecnologia e mesmo às relações interpessoais.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org