Re: [OFF-TOPIC] Teclado qwerty (era: Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos)

Em Dom, 2002-11-24 às 05:31, Pablo Lorenzzoni escreveu:
> Olah!
>
> Para mais sobre isso: http://home.earthlink.net/~dcrehr/whyqwert.html

Ou em portugues, do livro "Arquitetura de Computadores Pessoais" de Raul
Fernando Weber (meu professor em arquitetura de computadores :)

[...]
Existem inúmeras possibilidades para dispor os símbolos. Entretanto,
salvo variações regionais e lingüísticas, os teclados utilizam a
disposição QWERTY, assim denominada pelas seis letras do canto superior
esquerdo do teclado. Sua origem remonta às primeiras máquinas de
escrever. A primeira delas, inventada por Christopher Soles em 1867,
utilizava simplesmente um arranjo alfabético para as teclas. Um ano
após, entretanto, Sholes redistribui as teclas e originou o layout
QWERTY. Um mito muito comum explica que isto foi feito para impedir que
datilógrafos rápidos emperrassem o mecanismo. Isto é falso, pois o
estilo moderno de datilografia, empregando 10 dedos, só surgiu 10 anos
após o layout QWERTY. Sholes não deixou registros das idéias por trás
deste layout, somente citando uma "disposição eficiente e superior dos
símbolos". O layout QWERTY pode não ser o melhor, mas também não é o
pior.

Uma das únicas variações existente para o QWERTY é o layout
Dvorak-Dealey, desenvolvido em 1936. Sua idéia básica é aumentar a
velocidade de digitação alternando os toques entre a mão esquerda e
direita. Assim, as vogais concentram-se na esquerda, e as consoantes
mais utilizadas (em inglês) concentram-se na direita. Diversos testes da
década de 30 e 40 demonstraram que o layout Dvorak realmente é mais
eficiente, mas o uso do QWERTY já era tão disseminado que o Dvorak não
conseguiu grande aceitação.
[...]

Se não me falha a memória, na Alemanha se usa uma variação do QWERTY, o
QWERTZ, mas não tenho muitos detalhes.

Bom, apenas quis dar minha contribuição :)

--
Luciano Macedo Rodrigues <sp00ky@terra.com.br>