Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Vitor Souza <vitorsouzabr@yahoo.com.br> e kov escreveram:

>            Por que os teclados Qwerty possuem o layout que têm hoje?
Porque
> herdaram da máquina de escrever. Um amigo meu foi dar um curso de
> introdução à informática e um jovem que nunca tinha mexido com
> computação perguntou porque as letras no teclado não ficavam em ordem
> alfabética. Realmente, não seria mais lógico? Mas o teclado teve que se
> adaptar à necessidade do usuário da época, que estava acostumado com o
> layout da máquina de escrever. Se não for assim, ninguém usa.

nah nah nah... e por que a máquina de escrever era daquele jeito?
Eu não tenho certeza, mas pra mim parece lógico dizer que a ordenação
das letras não é aleatória e sim que segue uma lógica qualquer que
facilite a digitação das palavras mais comuns, por exemplo.

Ao que me lembro a disposição das teclas no teclado qwerty originalmente
foi pensada para que as hastes dos tipos das máquinas de escrever não
agarrassem uma às outras. Após o advento da eletrônica buscou-se uma nova
disposição de teclas, chegando à proposta do teclado dvoraq, que se
propunha a colocar as letras mais usadas em posições mais apropriadas para
acelerar a digitação.

Porém, a tradição, digo, a dificuldade de adestramento para uma nova
disposição de teclado, do modelo de teclado qwerty prevaleceu e o modelo
dvoraq praticamente não é encontrado.

fapec

debian +-power-user