Re: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Olá colegas do Debian,

Ouvi dizer que, em Thu, 21 Nov 2002 09:04:06 -0200 (BRST), Rogério
escreveu o seguinte:

> 	Vocês já repararam que pra fazer essa migração win -> Linux, os
> usuários que não entendem PN são os que menos incomodam?

Brilhante colocação, Rogério. Já passei por isso também e gostaria de acrescentar alguma coisa a essa discussão que, diga-se de passagem, já tive mais de uma vez numa lista de usuários em geral (maioria Windows) que eu assino.

A sua frase explica o maior problema que nós temos em relação à visão que as pessoas têm do GNU/Linux: a mudança de paradigma. Quando uma pessoa que nunca usou (ou usou pouco) o Windows muda para o GNU/Linux, ele não tem as coisas prontas na cabeça. Ou seja, ele está construindo a relação com a máquina. E essa construção funciona de acordo com aquilo que ele trabalha. Entretanto, se ele já mexe no Windows, já tem uma série de "algoritmos" de funcionamento na cabeça. E ele espera aplicar esses algoritmos também no GNU/Linux. É aí que ele empaca.

Acho complicado considerar o Windows fácil de instalar para o leigo. Experimente entregar um computador zerado (HD não particionado inclusive) pra um leigo e peça pra ele instalar o Windows do ponto inicial, com direito a fdisk e tudo. Será que ele vai achar tão simples assim? E, pra dar um toque de sadismo, esconda os CD's de instalação de todos os componentes e periféricos dele (de preferência se a placa for daquelas tudo-on-board e a impressora daqueles modelos ridículos sem nenhum botão, nem o de liga-desliga).   8-)

Ou seja, ao considerar o Windows simples para o leigo, convém relativizar a coisa. É lógico que se ele tiver um CD de instalação do periférico X que basta ele colocar o dito na unidade e o Windows sai fazendo tudo sozinho, a coisa facilita. Mas aí vem o questionamento: é o Windows que simplificou a vida do sujeito ou foi o fabricante do tal periférico?

Concordo que, de vez em quando, a gente precisa dar uma "escovadinha nos bits", mas uma vez feito isso (e usando o stable, por exemplo) a manutenção do sistema como um todo é relativamente simples (especialmente pros fãs do apt, como eu...)   8-)

Além disso, um pouco de boa vontade dos fabricantes ajudaria e muito a simplificar o GNU/Linux. Por exemplo, comprei há um tempo uma placa de vídeo nVidia GeForce 2. No CD de instalação vinham também os módulos do kernel e os drivers pra ela funcionar no GNU/Linux! Nunca tinha visto isso antes... Bastou seguir as instruções (receita de bolo, por sinal) e tudo funcionou sem nenhum problema. E esses arquivos são constantemente atualizados no site deles. Ou seja, em relação a essa placa a gente não deve nada ao Windows.

Por isso, tenho a firme convicção (já confirmada em alguns casos que eu presenciei, inclusive) que para o usuário REALMENTE leigo, a curva de aprendizagem entre os dois sistemas difere pouco (ou talvez nada). Mas precisa pesquisar um pouco mais para transformar minha convicção em afirmativa palpável...   8-)

E só pra fechar, no dia que a M$ fizer algo ao menos parecido com o Knoppix, por exemplo (dá-lhe Debian!!!), que eu já consegui rodar em várias máquinas sem gastar uma grama de fosfato - literalmente "put and play"  8-)  - eu começo a acreditar em Windows fácil de usar...   8-D

Um abraço a todos e até mais.

Frederico
Linux User #228171
Debian-BR User #434