Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Olah!

Em Sab 23 Nov 2002 18:06, Luiz Aguiar escreveu:
<snip>
| Olá amigos !
|
| 1) Por que o Teclinux detecta a placa de som, o Conectiva a de video, o
| RedHat os componentes USB, o Suse os FireWire e o Debian alguns desses
| se é tudo o mesmo SO ???
| Num é o mesmo SO (ou kernel pra quem preferir) com ferramentas
| diferentes apenas, por que intão isso num é um padrão para o sistema
| GNU/Linux ? (Será que LSB revolverá isso?)

Bem... existem diversos conceitos de SO. Nem todos eles identificam GNU/Linux
como um SO completo. Os mais minimalistas tendem a acreditar que kernel+shell
= SO. Os mais contemporaneos querem colcoar tudo como sendo um SO, ateh
browser de internet.

De qqer forma, depende do que vc esta falando. A deteccao de hardware ainda
naum tem um padrao definido (pq existem fabricantes que querem competir entre
si e sempre acham q o seu proprio padrao eh melhor). Existem algumas
bibliotecas para GNU/Linux que detectam um grande espectro de hardware, mas
dependem de ferramentas de usuario (que em tese naum fazem parte do SO) e de
drivers (q fazem parte do SO).

Existe uma gde dificuldade para descobrir "a maneira ideal" de se fazer a
deteccao de hardware, e isso ainda vai dar muito pano pra manga. Hoje cada
distro faz a sua propria maneira. O Debian fai fazer, provavelmente, como a
progeny estah fazendo, ou seja, modularmente, usando a libdiscover. No
entanto isso eh uma coisa para ser decidina no proximo release, qdo o
debian-installer estiver pronto.

| 2) O ramo (ou área) mais carente da informática são os idosos, quero ver
| aqui quem vai ter CORAGEM (ou cara de pau) pra falar pra um idoso pegar
| o fonte e compilar auqle aplicativo de controle doméstico que ele achou
| tão bonitinho na internet, sendo que ele só sabe ligar o micro e clicar
| nos ícones no desktop. Ergônomia de software (Google é seu amigo).

Hehe... quem disse que esse idoso vai precisar fazer isso? A maioria dos
idosos, que eu conheco, compra o computador, que jah vem com windows, e naum
quer nem saber a versao q tah usando. Se for seguro ou naum, q interessa. O
que interessa eh que edite textos e navegue na internet. Nisso qqer outro
pode ajudar a instalar o GNU/Linux (qqer um) para o vovoh e colocar ele a
funcionar. Garanto q ele vai ficar feliz do mesmo jeito.

| 3) Os usuários são diferentes, alguns sabem mais outros menos, mas o
| sistema não deveria dar o direito para ambos desfrutarem dos mesmo
| recursos sem que obrigue os menos conhecidos do assunto a se matar de
| ler manuais e virar programador ?

Ninguem falou em se matar lendo manuais ou virando programador. O ponto eh a
curva de aprendizado. Qdo ninguem sabia nada, e veio o windows, teve um
periodo no inicio em que as pessoas tiveram de aprender o que saum janelas, o
que cada clique do mouse faz, etc,etc,etc. O pessoal da antiga, que lembra os
programas em TurboC feitos com o maravilhoso IDE da Borland, vai lembrar tb
disso q estou falando. Era um tal de Program Manager para ca, File Manager
para lah e um monte de grupos e conceitos abstratos como Desktop e Janelas.
Hoje esses conceitos ultrapassaram a curva de aprendizado, e ninguem luta
mais contra eles, como eu lutei qdo eu tive de aprender.

O que estou dizendo, isso sim, eh que naum podemos querer solucoes magicas. Vc
estah tentando um novo SO!!! Espere que coisas sejam diferentes! Se quiser se
beneficiar do GNU/Linux em termos de seguranca e tal, tenho de aprender de
novo coisas que jah supunha ter aprendido no campo do desktop. Eh o preco que
se paga.

Enfim, naum dah para fazer omeletes sem quebrar alguns ovos.

> [...]
| ,entre o tempo que tem com a família, o laser e até resolver coisas do
| trabalho,vcs acham justo que ele seja OBRIGADO a saber tudo o que é
| precisa saber pra uma simples navegação no Linux ? explico: Quantas
| mensagem foram postadas aqui só esses últimos meses de problemas com
| sites de bancos, sites com flash, plug-in disso, plug-in daquilo, e se a
| pessoa quiser copiar uma programa intão, provavelmente terá que tirar
| algums horas que passa com os filhos pra aprender a como instalar os
| fontes do programa e depois pra resolver os prováveis problemas de

Naum. Isso estah sendo resolvido aos poucos. Jah temos o swf-player, que
resolve o problema do flash. Jah temos sites que estaum mudando para se
adequar a um mundo que naum eh mais M$-only. Jah temos o Mozilla 1.2, que
estah animal.

Ninguem disse que o cara tem que aprender tudo soh para navegar.

Qdo vc fez o contrato com o seu provedor, provavelmente naum sabia nada de
redes (ok, talvez naum vc, mas estou falando da maioria esmagadora). Tinha um
cara lah do outro lado que dizia "clica aki, escreve esse numero ali" e tal.
Algums provedores jah tem suporte a GNU/Linux. Para navegar na internet, como
eh o caso do seu trabalhador-sem-tempo-para-o-novo, a dificuldade maior
provavelmente serah descobrir onde estah o icone do mozilla.

Alem disso, existe uma comunidade! Use-a.

| Espero que ninguém me interprete mal, sou devoto do Software Livre até a
| morte, e pra mim tudo o que descrive nas minhas colocações eu consegui
| superar com um pouco de esforço e boa vontade, mas não sou xiita e nem
| cego pra não ver os problemas das coisas.
| []'s a todos !

Nem eu sou xiita ou cego. Quero apenas fazer com que meu ponto de vista seja
entendido antes de ser criticado: a maioria dos usuarios eh preguicoso o
suficiente para fazer ateh com que o windows lhe seja inadequado. Preciso
comentar algo mais?

[]s

Pablo

--