Re: Iniciando novos usuários era: Esclarecimentos sobre Linux evitam decepções nos novatos

Em Fri, 22 Nov 2002 12:52:27 -0200, Vitor Souza <vitorsouzabr@yahoo.com.br>
escreveu:

> 	Segundo o critério que se você entregar um CD do Debian e um CD do
> Windows para um usuário, ele vai achar mais fácil instalar o Windows. Se
> coloque na posição do usuário que nada entende de informática que você
> chegará a mesma conclusão.

Ele não vai conseguir instalar nem um nem outro... instalação não é tarefa
de usuário e eu dou meu k6 pra quem conseguir instalar Windows 98 nele... =)
Ele é um pouco chatinho, sabe? =)

> 	Não muitos. Mas o negócio é que não precisa. Um usuário não precisa
> mexer no registro do Windows pra nada. No entanto, será que o usuário
> consegue instalar a placa de som no Debian sem mexer em coisas muito
> complicadas?

O negócio é: será que ele precisa? Ou será que isso é tarefa do vendedor?
Primeiro: Debian não é para esse usuário, o Techlinux provavelmente vai
detectar a placa pra ele... a grande vantagem que o Windows tem é que
ele já vem instalado nos computadores... quantos usuários você conhece
(que não são metidos a power users, veja bem) instalam suas próprias
placas de som no Windows? Ou instalam seus próprios Windows...

> 	Assim como você, eu pergunto: em que aspecto? Sob qual critério? Acho
> que em alguns o Windows ganha, e em outros o Linux ganha.

Eu nunca vejo o Windows ganhando em igualdade de condições comparativas.

> 	O que eu quero dizer com esse e outros emails que mandei sobre esse
> assunto é que a Microsoft desenvolve uma coisa muito bem: interface com
> o usuário. Não podemos negar isso! Sabe por que ela faz isso? Porque
> "imagem é tudo". Assim, mesmo com milhões de bugs e pouquíssima
> flexibilidade, o usuário prefere a Microsoft porque é mais fácil e
> intuitivo.

Ah... eu definitivamente discordo... a interface do Windows pode ser
bonitinha, mas acho que KDE e GNOME2 já a ultrapassam em muitos pontos
e sempre achei o Mac bem mais legal que o Windows...

> 	Só acho que não podemos desviar a atenção desse aspecto, que é muito
> importante: o sistema deve se adequar ao usuário, e não o contrário.

Isso nem sempre é verdade... e por vários motivos, principalmente segurança.
É necessária uma reeducação sim, e não é só de usuários...

As pessoas ainda tem de aprender, por exemplo, que programação é uma
ferramenta que serve a áreas que vão muito além de engenharia ou computação.
Você acha bobagem um médico, biólogo ou sociólogo aprender a programar?

Eu acho isso uma necessidade... a ferramenta "computador" está extremamente
sub-utilizada, e as causas de isso estar acontecendo aqui no Brasil[1]
são as mesmas que detonaram com o país na época da reserva de mercado:
preguiça, acomodação e nivelamento 'por baixo'.

[]s!

[1]: vai, isso tá acontecendo pra todo lado =D

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>