Re: atividade ide interfere na serial (???)

On Mon, Nov 11, 2002 at 09:58:42AM -0200, Rodrigo Gruppelli wrote:

> Hmmm olha: dos hd's eu sei que estao habilitados... hdparm -c1 -d1 -mMaxMultSect /dev/hdx

apenas como curiosidade: se vc habilitar o DMA diretamente no kernel com a opção de detecção e seleção automática não funciona?

> Agora para a gravadora e dvd eu nao setei nada.. quais as recomendaçoes?

verifique no boot, quais posibilidades aparecem para estes dispositivos; algo como:

hdc: ATAPI 24X CD-ROM drive, 128kB Cache, UDMA(33)

então utilize o hdparm ou deixe o kernel (devidamente compilado) fazer a detecção e utilização do DMA.

> Uso o modulo ide-scsi, eu teria que usar hdc/hdd ou scd0/scd1 na linha do
> hdparm?

acho que o scd0/scd1

> E para hd, alem destes parametros, necessita mais algum, para sei la
> atingir o maximo de desempenho, etc?

experimente (com cuidado e por sua conta e risco) alguns parâmetros e utilize o bonnie++ para verificar o ganho/perda de performance.

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"