Re: atividade ide interfere na serial (???)

Olá,

On Fri, Nov 08, 2002 at 08:14:48PM -0200, Rodrigo Gruppelli wrote:

> 	Pessoal.. seguinte.. Alguém sabe me dizer porque uma atividade intensa no barramento IDE parece acabar com a vez da porta serial?

o seu HD/CD está utilizando DMA? se não estiver, este pode ser um problema, pois sem DMA o número de interrupções geradas pelo dispositivo para qualquer transferência de dados é extremamente elevado, degradando a performance do sistema.

> 64 bytes from 200.248.135.1: icmp_seq=39 ttl=254 time=109.7 ms
> 64 bytes from 200.248.135.1: icmp_seq=40 ttl=254 time=127.7 ms
>      (vejam quantos pacotes perdidos)

este pode ser o efeito de o seu hd/cd não estar utilizando DMA: algumas interrupções geradas por outros dispositivos (eth0) não são tratadas pelo sistema (não sei o tamanho do buffer do hw para interrupções pendentes), e os dados são perdidos.

> Estou me dando socos por dizer isso mas a ocasião obriga: no windows (98 e XP) não ocorre esse problema.

talvez lá o DMA esteja ativo!

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"