Como pegar a data dos arquivos num shell script ?

Olá pessoal,
eu fiz um scriptzinho que faz backup dos arquivos do servidor que não é tão elaborado quanto de um dos colegas da lista que postou uma solução
sobre backups mas funciona muito bem, basicamente ele roda no servidor pelo cron e monta uma unidade de rede em outra máquina, então o servidor copia nesta unidade via tar cvzf todos os arquivos importantes, até agora funcionou muito bem;
Agora o que quero fazer é um backup seletivo, ou seja, eu quero selecionar apenas os arquivos que foram alterados desde o último backup e então salvá-los da mesma maneira atual, assim o que preciso saber é : como faço para extrair a informação da data de alteração de cada arquivo e compará-lo com um padrão (a data do último backup) ?

Valeu por qualquer dica

Sucesso
--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br