Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> writes:

> Bom... então o problema não é limitação, certo? É falta de opções inúteis
> e redundantes =D

hehe... gostei da definicao :))

> O rpm tem mais recursos inúteis e redundantes... quantidade não quer
> dizer qualidade...

Concordo tambem. Eh o principio do KISS :)

> Porque eles se tornam extremamente complexos e a lógica fica muito difícil
> de ser adaptada... é a mesma coisa de querer lidar com cópia de arquivos
> em C ao invés de shell script, por exemplo... simplesmente não faz sentido.

Eh, algumas coisas tornam-se *bem* mais simples se forem feitas em uma
linguagem especifica.

> Ah tem sim... o debconf é complexo o suficiente pra ser inviável escrevê-lo
> em shell script... em C é possível, mas é bem mais fácil mantê-lo, e o
> cara que o mantém é fera em perl, não em C...

Estao refazendo o debconf em C devido ao Debian-Installer, para
reduzir o espaco (tirar o perl).

> Comodismo? O Joey Hess pode ser tudo, mano, menos comodista... no Debian
> existem 1000 desenvolvedores, entre os 1000 uns 200 fazem a grande
> engrenagem do Debian rodar... a maior parte dos pacotes básicos é
> mantida por membros dessa 'cúpula' (que não é oficial, diga-se de
> passagem)... se fosse tão simples quanto você faz parecer tenho certeza
> de que eles teriam feito... e sinta-se livre pra sair do seu comodismo
> e mander patches =D

Pior. Infelizmente os devels realmente ativos sao poucos.

Eh possivel ver isso analizando alguns pacotes importantes (temos um
exemplo recente do kaffe) ficam com varios bugs e nao recebem
correcoes por longos periodos. :(

> Eu sei... eu estou levando a discussão pra frente justamente porque quero
> entender bem as suas críticas e localizar quais delas eu considero problemas
> reais =)

Acho que a melhor forma de encontrar solucoes para problemas eh com
uma discussao para encontrar a solucao certa.

Discutir eh a melhor coisa que existe... quando eh produtiva,
claro. :)

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R