Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Em Fri, 1 Nov 2002 21:28:32 -0300 (BRT), "Fabricio Barros Cabral (fx)"
<fbc@mailbr.com.br> escreveu:

> Hummm, pode até parecer loucura o que eu vou dizer, mas não seria
> interessante se o dpkg incorporasse todas as funções do APT? Assim
> teríamos uma ferramenta única, para gerenciar todo o sistema de pacotes da
> distro.

Então vamos definir bem uma coisa que eu acho que pouca gente sabe:

O APT é uma *lib*... o 'apt-get' e o 'apt-cache' são dois programinhas
que usam o APT e nem sequer sabem usar todas as funções do APT... eles
nunca foram criados pra serem realmente usados....

A maneira correta de se administrar pacotes é usar um frontend, como
o dselect, aptitude (meu preferido), gnome-apt, synaptic...

Portanto *há* uma ferramenta única para gerenciar o sistema de pacotes
da distribuição... faça sua escolha e seja feliz.

> Mas é justamente o contrário! :) Entenda: se eu sou o maintainer de um
> pacote, e escrevo o script de update na linguagem XYZ, não estaria eu
> forcando a pessoa a instalar o pacote com a linguagem XYZ? Ou seja, eu
> estaria forcando o meu gosto pessoal, enquando ao usar as ferramentas
> *básicas*, não. Mas vamos definir então o que é básico e o que não é
> básico:

Voltando, isso não é uma questão de gosto... é de necessidade e bom
senso, muitas vezes...

> - Básico: shell script (bash) + comandos básicos + wget / fetch
>           Programas escritos em C puro

wget não é do base =D

> Quebraria o gerenciamento dos pacotes. Preferiria que o mesmo estivesse em
> um pacote .deb

Você poderia usar o equivs...

apt-get install equivs

> É uma possibilidade, mas como eu disse antes, depende do maintainer.

Depende de *você* escrever um patch bom =)

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>