Re: Roteamento

On Fri, 1 Nov 2002 09:52:53 -0200
"Genilto Dallo [Netconta]" <dallo@netconta.com.br> wrote:

> Tenho 3 fornecedores de LINK de internet. Estou pensando em colocar um
> firewall transparente ligado aos 3 links.
> EX:
>
> SERVIDORES --->     eth3      FIREWALL         eth0 --> LINK1
> CLIENTES      ---->    eth3      Transparente         eth1 --> LINK2
>
> eth2 --> LINK3
>
> EX:
> Servidores usando o LINK1
> Clientes1 usando o LINK2
> Clientes2 usando o LINK3
>
> Alguem tem uma idéia sobre ???

Nesse caso voce vai ter que fazer roteamento por origem. Com o auxilio do iproute voce configura a regras de roteamento.

Seria mais ou menos o seguinte

ip route add default via LINK1 src SERVIDORES dev eth0
ip route add default via LINK2 src CLIENTES1 dev eth1
ip route add default via LINK3 src CLIENTES2 dev eth2

Para fazer isso precisa estar com as opcoes de roteamento avancado habilitadas no kernel.

Aconselho a dar uma lida no Avanced Routing HOWTO.

[]'s

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     |