Re: rede caseira no linux

marcelolestat@ig.com.br writes:

> Olá pessoas da lista

Olá.

> Recentemente, habilitei na minha kernel (2.2.19) um modulo para placas
> de rede compatíveis com NE2000, ate aí nenhum problema, inseri o modulo
> na kernel e tudo bem...
> ele detecta a placa e a coloca no eth0 ... gostaria de saber ONDE está
> esse eth0...

em /dev

> e como eu tenho acesso a ele ou o q seria isso...
> Gostaria também de saber como posso estabelecer um endereço ip estático
> para esse adaptador, e se há alguma documentação sobre isso de
> preferencia em português.

Na página da debian-br

http://www.debian-br.cipsga.org.br

você pode acessar muitos documentos úteis. O Foca Linux pode lhe ajudar.

$ man ifconfig
$ man interfaces

são todos amigos seus (não sei se há traduções disponíveis).

O howto Net (ou Net3, não lembro) pode lhe ser útil (procure em www.linuxdoc.org)

> Agradeço desde já.
>
> Marcelo

djínada

té + v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave pública: http://www.marciotex.hpg.ig.com.br/marciotex.gpg

Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!