Re: rede caseira no linux

On Wed, 23 Oct 2002 13:36:13 -0300
marcelolestat@ig.com.br wrote:

> Olá pessoas da lista

[...]

>  ele detecta a placa e a coloca no eth0 ... gostaria de saber ONDE está
> esse eth0... e como eu tenho acesso a ele ou o q seria isso...

Provavelmente deve estar dentro do teu gabinete e o acesso normalmente eh feito por um cabo de par trancado, geralmente de cor azul. :)))

Bem, brincadeiras a parte, eth0 eh a nomecao da primeira placa de rede padrao ethernet instalada em teu sistema. Se tivesse uma segunda placa essa seria chamada eth1.

Cada dispositivo de rede eh chamado por um nome que identifica o tipo.

eth - dispositipos ethernet
ppp - conexoes ppp (modens ou serial direta)
tun - tunel ip

E depois do nome de cada dispositivo vem um numero para identifica-los, no expliquei no caso da eth0 e eth1.

> Gostaria também de saber como posso estabelecer um endereço ip estático
> para esse adaptador, e se há alguma documentação sobre isso de
> preferencia em português.

Para estabelecer um ip estatico utilize o comando ifconfig como no exemplo:

ifconfig eth0 10.0.0.1

Aconselho a dar uma lida em alguns HOWTOs basicos pra quem quer trabalhar com rede. O network-howto e o ethernet-howto.

Eh bom dar uma lida na man page do ifconfig tambem.

No caso especifico do Debian eh interessante dar uma olhada em man interfaces e no arquivo /etc/network/interfaces

[]'s

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     |