Re: Como o ENTER é identificado?

Sempre prefira símbolos, valores hard-coded só vão causar problemas.

Se '\n' for 13 em intel, pode ser (provavelmente é) outra coisa
completamente diferente em um mainframe que usa EBCDIC ao invés de
ASCII. Só que se seu programa for feito usando os símbolos, o
interpretador ou compilador estarão preparados para interpretá-los
adequadamente na nova plataforma, e você não será obrigado a
lidar com bugs.

Além do mais, ASCII já está começando a dizer adeus. Hoje em dia,
apesar de algumas deficiências ainda, o padrão UNICODE é o que se
tem utilizado, claro que ele traz compatibilidade com o ASCII,
mas 255 caracteres são muito poucos, nem os 64K caracteres do
UNICODE são lá tão adequados para as linguas orientais...