Como o ENTER é identificado?

Tarde pessoas!
Como vamos?!

Me ajudem no seguinte, como a máquina reconhece a tecla ENTER?
CR LF!? (Talvez isso no $i$tema concorrente, tenho certeza que no padrão
Unix é diferente, mas enfim...) Sendo esse o comando/interpretação, sei lá
como o pc exerga isso, mas como eu poderia, por exemplo trocar o \"enter\"
por um <br> em HTML, num código PHP??

A sintaxe em PHP eu sei, não é isso que quero, :), mas o problema maior, é o
tal do ENTER. Alguém sacou algo do que falei, que possa ajudar!?

Como igualar a TECLA ENTER a uma variável...
O que a TECLA ENTER representa...

Muito obrigado!
Diretamente da Senzala, Felipe Fernandes