Re: Bug no timezone de Sao Paulo.

On 14 Oct 2002 17:31:14 -0300
Otavio Salvador <otavio@debian.org> wrote:

> Eu entendo porem discordo que nao seja um bug.

Não acho correto considerar uma decisão política um bug.

> Entendo e concordo que nao seja um erro da libc ou do pacote mas eh
> uma informacao que estah errada e deve ser corrigida para que nao haja
> problemas com os usuarios. Voce nao acha?

Sim, de fato está correto. Trata-se de uma alteração somente para algumas regiões do Brasil (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, TO, BA e DF), conforme informações do Serviço da Hora do Observatório Nacional [1].

O Decreto No. 4399 foi definido no dia 01 de Outubro informando que o horário de verão terá início em 03 de Novembro. Já olhaste o curto período de tempo que a lei foi definida e o vigor do horário? Imagine se outro país do mundo resolve fazer o mesmo, alterando os padrões de horários de uma hora para outra. Haverá outro bug report? Se for pensar assim, será necessário um bug report por ano para correção da glic no Brasil, há que os fatores que definem entrada e saída do horário de verão são políticos e jamais científicos. Ninguém será capaz de imaginar quando o horário de verão do próximo ano será efetivado. O chute mais próximo e quase certeiro é sempre segundo domingo de Outubro.

> Se voce concordar comigo, a maneira mais rapida para que isso seja
> corrigido eh reportando-se um bug no pacote onde esta informacao
> precisa ser corrigida que no caso eh a libc.

Sim, conforme disse acima, teremos pelo menos um bug report por ano no caso do Brasil. Imagine se o mesmo acontece em outros paises? Coitado do mantenedor da glibc, que vai ter que ficar corrigindo as informações dos países que não tem uma política bem definida neste ponto.

> Alem do que, esse problema estah ocorrendo tambem no woody, entao acho
> que deveriam atualizar a libc para que os usuarios possam ficar com o
> sistema correto.

Não só no Debian isto acontece. Administro servidores Solaris, BSD e Linux. Em todos tive que atualizar as informações de timezone. Isto não é um bug, é problema relacionado a política de cada país.

> Foi esse o motivo pelo qual reportei o problema como um bug, nao que
> seja uma fala do sistema mas uma coisa que precisa de correcao. Assim
> como quando existe uma palavra escrita na descricao de forma errada,
> posta-se um bug para que o maintainer arrume o mesmo.

Neste ponto eu concordo. Mas discordo que o maintainer tenha que conhecer as leis de cada país. Por acaso tu saberia me dizer como são as definições de timezone para Addis-Ababa?

[1] O link com informações oficiais do serviço de hora do Observatório Nacional é: http://pcdsh01.on.br/

[]s

Christiano

--