Debian GNU/Linux vs. FreeBSD

Pessoal,

alguém poderia me explicar as principais diferenças entre o Linux
e o FreeBSD?! Ontem debati com uns amigos sobre os 2 sistemas, eu
defendendo o Debian GNU/Linux e eles o FreeBSD. Como ainda não
tenho um conhecimento técnico *muito* grande eles me encheram de
argumentos dizendo que o Free era mais rápido, robusto, etc ...
Fiquei sem argumentos, porém nós concordamos que no quesito
"Facilidade de uso" o Linux ganha do Free.
Porém fiquei curioso, o Free é tão mais rápido (melhor) que o
Linux?!

Algúem sabe me dizer se o lançamento do Debian BSD está muito
longe?!

Grato,

--
MARCELO NERES DOS SANTOS  <marcelo@webmarcelo.tk>
ICQ (UIN): 78849225   GPG ID: BE68A40 pgp.mit.edu